AMM

Profissionais da rede municipal se unem para discutir saúde mental em Diamantino

Publicado

Na manhã desta quinta-feira (23 de janeiro), a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Diamntino e representantes das demais unidades que compõem a rede de saúde do município, incluindo médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde se reuniram para tratar de um assunto extremamente importante: a saúde mental. A reunião foi conduzida pela secretária municipal de saúde Cleide Anzil na sede da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT). 
De acordo com a titular da pasta, o encontro objetivou a redefinição de fluxo e reorganização dos serviços realizados pelo município. 

Atualmente o Caps atende 421 pessoas e a maior preocupação consiste no aumento de registro dos casos de ansiedade, conflitos, doenças crônicas, traumas, transtornos mentais, dependências químicas, dentre outros problemas que precisam ser discutidos a fim de adotar medidas eficazes para esta finalidade. 

Anzil destacou que há uma união de esforços na rede municipal de saúde que vem buscando melhorar dia a dia, compreendendo que as doenças mentais são uma realidade. “A pessoa não escolhe ter o problema, não é fruto da imaginação dela e precisam ser acolhidas e tratadas. A gestão municipal tem o compromisso de desenvolver ações para atuar na prevenção e para minimizar os casos já existentes”, frisou Cleide.  

Ao fazer uso da palavra o Dr. Marco Aurelio falou sobre o apoio da gestão para o bom desempenho dos trabalhos da saúde. Destacou que a reunião reforça o compromisso para tratar o tema sobre saúde mental. 
Representando o Caps, a coordenadora da unidade, Verônica Xavier, pontuou que esse é um importante passo para promover o diálogo e que outros momentos, como o de hoje, juntamente com os profissionais da saúde são muito importantes, sendo necessários mais comunicação e protocolo para um bom atendimento.

Fonte: AMM
Comentários Facebook
publicidade

AMM

Secretaria Municipal de Assistência Social confecciona máscaras e lençóis em Porto Alegre do Norte

Publicado


.

Desde que as consequências da pandemia do covid- 19 começaram a nos atingir, muitos produtos dos quais precisamos para nos proteger do vírus começaram a faltar. Isso ocorreu devido o crescimento exagerado da procura pelos produtos, da falta de transporte de logística que afeta desde o transporte da matéria prima até o produto das prateleiras onde o consumidor tem acesso. E até mesmo pela questão das paralisações das indústrias com intuito de evitar a disseminação do vírus.

Sendo essa a nossa realidade, a primeira dama e Secretária de Assistência Social, Valdirene Nascimento, teve a iniciativa de produzir na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com sua equipe, as máscaras e lençóis para atender parte das necessidades do nosso município. As máscaras estão sendo entregues para as equipes de saúde, para órgãos como a prefeitura e a delegacia, para pessoas que não tiveram condições de comprar e para todos os idosos. Já os lençóis são reserva para o hospital utilizar em caso de pacientes infectados pelo covid -19.

Essa ação teve o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre do Norte que vem trabalhando bastante para evitar que nosso município seja afetado por este vírus. Esse trabalho da primeira dama Val se iniciou há mais de 20 dias e já foram produzidas mais de 500 máscaras e 53 lençóis. Val ainda reforçou que estão bastante empenhados em amparar a população nesse momento de dificuldade e que ainda serão confeccionados mais produtos.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

AMM

Prefeito apresenta relatório de ações executadas para conter o COVID-19 em Barra do Bugres

Publicado


.

No início do mês de março, o prefeito Raimundo Nonato convocou todo seu staff para uma reunião que resultou na decisão de baixar o decreto 025/2020, onde começaram a tomar medidas necessárias para a prevenção da transmissão do COVID-19, o CORONAVIRUS. 

Durante essa reunião foi criado o Comitê Municipal de Resposta Rápida ao COVID-19, composto pelos seguintes membros Prefeito e vice-prefeito Municipal, secretária Municipal de Saúde, secretária Municipal de Educação Cultura e Esporte, secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, secretário Municipal de Finanças, secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços públicos e Procuradoria Geral do Município.

Uma das primeiras medidas, orientadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado, foi sobre os horários de visitas na unidade hospitalar do município, com a diminuição de horários de visitas e pessoas por paciente. 

Por determinação do prefeito Raimundo Nonato e Comitê Municipal de Resposta Rápida ao COVID-19, todos os profissionais de saúde foram capacitados e orientados conforme novos procedimentos de como lidar com os pacientes, de acordo com o Ministério da Saúde divulgava.

O Comitê divulga constantemente em banner no site da Prefeitura, imprensa, audio para carros de som e redes sociais, acerca de como as pessoas devem se proceder para evitar o contágio, transmissão do coronavírus. Além das informações via número de celular (65) 9 9632-8676. As orientações são de como as pessoas podem garantir sua segurança, caso apresentem tosse, febre e dificuldade de respirar.

Ainda por determinação do decreto foi suspenso de forma temporário, a partir de 23/03/2020, o atendimento presencial da Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, exceto atendimento nos Programas de Saúde e Família – PSF, Hospital Municipal – Pronto Atendimento – PA e Banco de  Sangue,  porém,  com atendimento para coletas somente através de agendamento pelo telefone (65) 3361-2702.

A partir do dia 30/03, a Prefeitura começou a ter expediente interno e liberar os servidores públicos acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos, gestantes/lactantes, e pessoas com doenças respiratórias, e ainda, aqueles que convivam com pessoas que se estejam enquadradas com “grupo de risco”;

Para proteger a população da disseminação do COVID-19 no município, o prefeito Raimundo Nonato, em seu decreto, suspendeu, pelo prazo de 30 (trinta) dias:

– as atividades de capacitação, de treinamento ou de eventos coletivos realizados pelos órgãos ou entidades da administração pública municipal direta e indireta que impliquem a aglomeração de pessoas;
– a participação de servidores ou de empregados no exercício de suas funções em eventos ou viagens interestaduais e intermunicipais, excetuando-se casos de extrema necessidade e, situações onde possam ser comprovadamente resguardada a saúde dos mesmos;
– eventos culturais, atividades esportivas e de recreação promovidas pelo Município de Barra do Bugres que impliquem em aglomeração de pessoas;
– eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do Poder Público Municipal, com público superior a 100 (cem) pessoas em local aberto e superior a 50 (cinquenta) pessoas em local fechado.

Por diversos dias, servidores de diversas secretarias municipais e carro de som, com apoio da Polícia Militar, percorreram ruas e avenidas de diversos bairros de Barra do Bugres alertando os moradores para não sair de suas casas, no período de quarentena, atendendo uma orientação da Secretaria Municipal de Saúde.

Uma parceria da Prefeitura com o grupo Barralcool, durante dois dias, promoveu o trabalho de assepsia durante o período noturno, em todos locais de maior fluxo de pessoas no município, a aplicação de calda de cloro a 3%.

PROVIDÊNCIAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

•    17/03/2020 – criação da comissão da Secretaria Municipal de Saúde do enfrentamento do COVID-19 elaboração do fluxograma de atendimento plano de ação e levantamento dos EPIs na saúde do município de Barra do Bugres;
•    18/03/2020 – capacitação para todos os coordenadores para enfrentamento do COVID-19 do município;
•    Levantamento de estoque e insumos e medicação para município;
•    20/03/2020 – elaboração da nota técnica do município e novas ações a serem implementadas Instituído canal de informação e esclarecimento de dúvidas via telefone para população,
•    22/03/2020 – panfletagem e fixação de cartazes informativo em todos os comércios local e agências bancárias;
•    23/03/2020 – distribuição da nota técnica em todos os setores da secretaria de saúde, aquisição de EPIs, possibilidades de horário estendido em uma unidade nesse período emergencial de combate ao COVID-19;
•    Avaliação da atual situação das ações implementadas no município, implantação horário estendido na Unidade Primavera, Capacitação da equipe do PA (Pronto Atendimento) e hospital municipal, instituído novo local para coleta do SWAB ORAL dos CASOS SUSPEITOS do COVID-19, 
•    Recrutamento dos odontólogos para coleta SWAB Oral no município, orientações norma de proteção treinamento para realização da coleta SWAB, distribuição dos EPIs para unidades, início do horário estendido na UNIDADE PRIMAVERA, a unidade conta com horário especial para atendimento sendo das 07h as 22h ininterrupto para atendimento de segunda a sexta-feira.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana