Momento Cidades

Projeto de Lei visa capacitar professores e funcionários em primeiros socorros

Publicado

O Projeto de Lei é de autoria do vereador Toninho de Souza (PSD) e visa o atendimento rápido às Crianças em casos de pequenos acidentes.
O vereador Toninho de Souza (PSD) apresentou na sessão Plenária desta terça-feira (24), projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de curso de capacitação de primeiros socorros aos funcionários das escolas, creches e berçários da rede de ensino municipal e particular, da cidade de Cuiabá.
O projeto prevê que anualmente os funcionários das instituições de ensino realizem cursos de primeiros socorros, que deverão ser conduzidos por entidades públicas que possuírem convênio com o município, como o Corpo de Bombeiros Militar, Corpo de Bombeiros Voluntários, Policia Militar e equipe de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e sem custos adicionais para o município e para instituição de ensino.
“É uma resposta rápida no atendimento às crianças em casos de pequenos acidentes que precisem de primeiros socorros em tempo hábil, o atendimento adequado das técnicas mais simples podem salvar vidas”, explica o parlamentar.
Toninho de Souza lembra ainda que os profissionais deverão passar por cursos de capacitação. “Eles serão capacitados para identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgência médica, realizar o socorro imediato ate que o suporte médico especializado, local ou remoto, torne-se possível”, pontua.
O projeto de lei prevê ainda que durante o período de permanência dos alunos na instituição de ensino deverá ser designado para trabalhar no mínimo um funcionário capacitado para a realização de primeiros socorros. O parlamentar lembra ainda que a lei também deverá ser aplicada em caso de passeios e excursões.”Também nestas ocasiões deverão obrigatoriamente contar com o acompanhamento de no mínimo um funcionário capacitado para a realização de primeiros socorros”.
Toninho de Souza afirma que a proposta não visa transferir ao profissional de ensino a responsabilidade de exercer o papel de um profissional de saúde. O que se pretende de fato é não permitir que se instale um quadro severo ou letal, fruto de acidente pelo desconhecimento de simples técnicas de ação imediata, como os primeiros socorros.
Primeiros Socorros:
Primeiros Socorros são técnicas de emergência, que devem ser aplicadas a vítimas de mal súbito, acidentes, ou que estão em perigo de vida. O objetivo desses procedimentos é manter os sinais vitais e tentar evitar a piora do quadro no qual a pessoa se encontra.
Esses procedimentos podem ser feitos por uma única pessoa ou pode ser uma ação coletiva, dentro é claro, de suas devidas limitações de ajuda ao próximo, até que o socorro profissional esteja no local para prestar o serviço adequado.
Verônica Rakel
Assessoria de Imprensa – vereador Toninho de Souza – PSD

Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

Fonte: Câmara de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeito diploma novos conselheiros tutelares de Tangará da Serra
publicidade

Momento Cidades

Mutirões de consultas e exames do CEM deram celeridade às filas de espera da Regulação, mas absenteísmo ainda é um problema

Publicado

Mais de 8 mil pessoas que aguardavam por consultas e exames nas filas da Central de Regulação foram chamadas para atendimento neste ano, graças aos mutirões mensais, que aconteceram no Centro de Especialidades Médicas – CEM ao longo de 2019. Foram realizados dez mutirões, entre os meses de fevereiro e novembro, para desafogar a fila e dar mais celeridade aos atendimentos.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, pessoas do estado inteiro foram chamados para participar dos mutirões, que ofertaram várias especialidades médicas a cada edição. Foram atendidas pessoas que aguardavam consultas e/ou exames em ortopedia, oftalmologia, ultrassonografia, ginecologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, urologia, dermatologia, gastrologia, cardiologia, cirurgia pediátrica, pequenas cirurgias, cirurgia vascular, pneumologia, nefrologia, ultrassom, videolaringoscopia.

“Estes mutirões têm sido mecanismos eficazes para diminuir o tempo dos pacientes na fila de espera da Central de Regulação. Os resultados que estamos alcançando com esses mutirões tem sido muito bons. Conseguimos atender pacientes que estavam aguardando há anos por consultas. Queremos que a população veja que toda a equipe da saúde do Município está comprometida em transformar a saúde pública em um serviço de excelência, e o objetivo é conseguir atender a todos no menor tempo possível e com muita qualidade”, comentou o secretário.

Leia mais:  Paciente com 95% de obstrução em artéria é operada com hemodinâmica no São Benedito

Apesar dos bons resultados, a Secretaria Municipal de Saúde ainda enfrenta um grande obstáculo: o absenteísmo. “Antes da realização de um mutirão de consultas e exames, a equipe da Regulação entra em contato com as pessoas que estão na fila para ver se o paciente realmente quer o atendimento. Apenas as pessoas que sinalizam que querem ser atendidas são marcadas. Este anos marcamos 8.129 atendimentos nos mutirões, mas deste número compareceram um total de 5.487 pacientes. Tivemos 32% de pessoas que faltaram e que acabaram tirando o lugar de outras que poderiam ter ido. Por isso pedimos aos pacientes que, ao  confirmar a presença, não deixe de ir, pois há muitas pessoas que ainda aguardam para serem atendidos”, explicou Pôssas.

Para o secretário, a meta agora é diminuir ainda mais o tempo de espera nas filas da Regulação. “Estamos trabalhando arduamente para redesenhar a rede de atendimento e, com isso, reduzirmos para no máximo 90 dias de espera que é o período digno de promoção e diagnóstico de saúde”, finalizou.

Leia mais:  Prefeita é homenageada por resultados no desenvolvimento econômico de Várzea Grande

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento Cidades

Comunidade do Residencial Marechal Rondon comemora nova praça e melhoria em campo de futebol

Publicado

Ao som da capoeira e da felicidade das crianças que já aproveitavam o novo espaço, o prefeito Emanuel Pinheiro inaugurou na última quinta-feira (12), a praça pública do Residencial Marechal Cândido Rondon. Situada na Rua A, a área passou por um completo processo de revitalização, transformando-se em um novo espaço de lazer e integração social para os moradores da região. O campo de futebol do bairro também recebeu reparos e a construção de um alambrado.

Na ocasião da entrega o grupo de capoeira Aruandê se apresentou, alegrando os presentes. A comunidade também festejou o momento com distribuição de cachorro-quente e refrigerante.

“Transformamos o que era uma área abandonada em uma das mais lindas áreas de lazer da região. Vai valorizar as casas em frente à praça, mas o mais importante, vai valorizar a vida das pessoas que moram e vivem no Marechal Rondon, das crianças que já estão aqui brincando, dos jovens, dos adultos e idosos que terão uma velhice saudável. Quanto mais distante estão os bairros do centro da cidade, mais rápido chega a gestão Emanuel Pinheiro”, comentou o prefeito.

Leia mais:  Arsec apresenta relatório sobre os serviços de água, esgoto e transporte coletivo

Com o trabalho realizado, a população poderá usar a praça para desenvolver atividades físicas e de integração social. Para isso, as secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano executaram no local o trabalho de iluminação de LED, jardinagem e paisagismo, pintura e instalação de bancos e lixeiras.

“Quero agradecer o movimento comunitário, nosso grande parceiro. A briga por essa praça começou em campanha com o apoio do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, que se comprometeu a lutar pela entrega. O prefeito Emanuel Pinheiro não faz praça só aqui, estamos fazendo uma praça por semana e entregando na cidade inteira, em cada bairro de Cuiabá, com conceito da gestão, com material de qualidade, independente do bairro”, explicou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

O espaço conta com pista de caminhada, uma academia ao ar livre e um playground. Além disso, o campo de futebol da comunidade também recebeu melhoria na iluminação e construção de todo o alambrado.

“Eu estou muito emocionado e queria agradecer, de coração, a toda a equipe da Prefeitura de Cuiabá, que não mediu esforços para dar de presente para a comunidade esta maravilhosa praça. Em nome da comunidade, eu digo que só temos a agradecer pelo esforço, trabalho e dinamismo da sua gestão, que é moderna, sem burocracia e objetiva”, agradeceu o presidente do bairro Marechal Rondon, seu Djalma Dias Pereira.

Leia mais:  Assessores da Câmara recebem treinamento para elaborar emendas à LOA

O Município tem expandido esses espaços para todas as regiões da cidade, alcançando pessoas que outrora se viam excluídas desse tipo de benefício. Desde sua implantação, em 2017, esse trabalho já resultou na criação de cerca de 50 praças e dois novos parques municipais. O planejamento do prefeito Emanuel Pinheiro é entregar, até dezembro de 2020, uma praça por semana.

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana