Mato Grosso

Residência dos Governadores reúne passado e presente em evento dedicado às tradições

Publicado

No fim da tarde desta quinta-feira (21.11), o Museu Residência dos Governadores abriu as portas para o primeiro “Sarau Reencontro” do ano, um evento que busca atrair a cuiabania para este importante patrimônio histórico e cultural da capital.

Logo na entrada do casarão, o professor Anibal Alencastro falou do significado do evento e relembrou a Cuiabá de antigamente com seus quintais festivos, uma cidade dedicada a cultura e a arte, tradicionalmente.  

“Os saraus são um costume da cuiabania desde o século 18, quando a navegação ainda era muito intensa e os navios traziam pianos para cá. Na Rua 13 de Junho, cada casa tinha um piano e todo fim de semana tinha um sarau. É de suma importância relembrar esses momentos. É preciso estimular sempre nossas tradições”, ressalta.

O tradicional “tchá cô bol”o somado à música são características fortes do sarau cuiabano. Na programação desse primeiro “Sarau Reencontro”, o Coro Experimental MT cantou clássicos do rasqueado cuiabano e autoridades do passado e da atualidade, contaram causos e curiosidades da história de Mato Grosso. 

“Tive o privilégio de transformar este lugar num museu, em 1986. Resolvi transformar esse patrimônio que durante mais de 40 anos serviu de residência oficial dos governadores de Mato Grosso. Começou com Júlio Müller na década de 30 e foi até Júlio Campos, em 1986. Hoje é um patrimônio lindo, com os moveis, as pratarias e vestuários antigos a serviço da comunidade”, relembra o ex-governador Júlio Campos.

Sobre o sarau, Júlio Campos garante que se trata de uma das mais importantes tradições da cuiabania e que é necessário valorizar para não perder de vista.

“Hoje, revivendo esse momento com esse belo sarau cuiabano, percebo o quanto é importante e muito bom recuperar as memorias cuiabanas. Uma bela iniciativa do governo Mauro Mendes por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, capitaneada pelo secretário Allan Kardec. É preciso reviver nossas tradições diariamente para que as pessoas conheçam a verdadeira tradição cuiabana”, aponta.  

Para Vicente Paulo, superintendente de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, a ideia do “Sarau Reencontro” surgiu da necessidade de reviver as tradições e valorizar o nosso patrimônio material e imaterial.

“Há muito não temos esse tipo de atividade, o sarau, no Museu Residência dos Governadores. Pensamos em chamar alguns ex-governadores que viveram aqui para compartilhar conosco suas experiencias. Com isso, surgiu a necessidade de agregar algo a mais. Foi então que pensamos em lançar algumas propostas de investimento na área da cultura via parceria público privado. Há uma vontade do governo em fazer essas parcerias. Assim, apresentamos um pouco dessas propostas fazendo com que desperte na população essa necessidade de investir na cultura”, conclui.

Além do ex-governador Júlio Campos, também compareceu ao “Sarau Reencontro” o ex-governador Edson Freitas, que assumiu no lugar do então governador Carlos Bezerra, em 1989, que renunciara para concorrer ao senado e acabou derrotado. O secretario-adjunto de cultura, Paulo Travem também prestigiou o evento. 

“O último governador a viver na Residência dos Governadores foi Júlio Campos. E é um privilégio poder recebe-lo hoje aqui, no Museu totalmente reestruturado. Aproveito para convidar toda a população a visitar o Museu Residência dos Governadores que está realmente lindo”, conclui Traven.  

Museu Residência dos Governadores

Durante 45 anos, a Residência dos Governadores abrigou 14 dirigentes do Estado e suas famílias. Atualmente tem funcionalidade museológica, mais um equipamento cultural que expões de forma permanente e didática itens do antigo mobiliário, pratarias, louças, entre outros objetos antigos, aberta de segunda-feira a sexta-feira, sempre das 10h às 17h.

O Museu Residência dos Governadores está localizada no Centro Histórico de Cuiabá e é considerada um importante espaço para a sociedade cuiabana pelo seu valor histórico e arquitetônico. Inaugurado em 1940, o projeto do prédio tem estilo neocolonial de matriz norte-americana, chamado às vezes de estilo “mission”, baseado nas antigas missões espanholas da Califórnia.

Serviço

O Museu Residência do Governadores está localizado na Rua Barão de Melgaço, 3565 – Centro Norte de Cuiabá e é um aparelho museológicos geridos pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 09h às 17h.

Informações: (65) 3613-0225/0209.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Escola de Governo abre inscrições para curso online de Direito Constitucional

Publicado

A Superintendência da Escola de Governo, unidade vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), abre nesta terça-feira (28) as inscrições para curso EAD de curta duração sobre Direito Constitucional. O curso é direcionado para servidores de órgãos e entidades do Poder Executivo estadual. Ao todo, são ofertadas 250 vagas.

O objetivo do curso é atualizar o servidor sobre as normas vigentes do Direito Constitucional. A proposta é apresentar os principais conteúdos da área de maneira simples para que ele possa utilizá-lo em seu trabalho, bem como atualizar informações sobre o entendimento jurisprudencial dos Tribunais.

A capacitação será realizada on-line e tem uma carga horária total de 20 horas. Ela estará disponível no ambiente virtual de aprendizagem da Escola de Governo, com início no próximo dia 10 de fevereiro.

Para se inscrever o servidor deve procurar a Coordenadoria de Gestão de Pessoas do órgão em que está lotado e solicitar o código para efetuar a inscrição no site da Escola de Governo.  As inscrições devem ser realizadas até o dia 09 de fevereiro.

Outras informações com a Coordenadoria de Gestão Educacional pelo telefone (65) 3613-3774 ou pelo e-mail: ea[email protected].

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Em reforma, Hospital Metropolitano retoma cirurgias de alta complexidade

Publicado

Após passar por obras de readequação e modernização em sua estrutura, o Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, retoma as atividades de forma parcial, com a realização de cirurgias bariátricas, nesta segunda-feira (27.01). Para realizar os serviços de recuperação predial na unidade referência em cirurgia da obesidade, o Governo de Mato Grosso investiu cerca de R$ 1 milhão.   

Durante o período de obras, o hospital manteve atendimentos ambulatoriais, mas agora retoma a capacidade de procedimentos cirúrgicos e deverá, em 30 dias, realizar um esforço concentrado nas seguintes especialidades: Cirurgia Bariátrica; Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) e Cirurgia Geral.

Apesar da reabertura dos serviços, outras etapas da obra de modernização continuarão sendo executadas na unidade de saúde.

De acordo com a direção da unidade, atualmente 90 pacientes, que correspondem à lista dos meses de novembro, dezembro de 2019 e janeiro deste ano, estão aguardando para realizar a cirurgia bariátrica.

Esse quantitativo foi gerado devido ao tempo em que o centro cirúrgico do hospital passou por readequações. O Hospital realiza até 30 cirurgias bariátricas mensais.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, visitou o hospital na manhã de domingo (26.01) para conferir o andamento da realização dos serviços de reforma.

“Essa ação é parte do programa de modernização da infraestrutura da rede hospitalar do Governo do Estado. Estamos fazendo uma grande transformação no Hospital Regional Metropolitano, unidade que atende às demandas de todo o Estado, sobretudo da baixada cuiabana”, disse o secretário.

As readequações abrangeram os espaços internos da recepção, setor administrativo, pronto-atendimento, ambulatório, centro cirúrgico, UTI, CME e enfermarias. As obras foram realizadas conforme normas vigentes do Ministério da Saúde e apontamentos de inspeções realizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a fim de habilitar o hospital como referência na realização de cirurgia bariátrica.

Serviço

O Hospital Metropolitano é credenciado pelo Ministério da Saúde para prestação do serviços de atendimento à pessoa com obesidade e atende aos 141 municípios em Mato Grosso. A unidade fica localizada na rua Dom Orlando Chaves, S/N – Bairro Cristo Rei, em Várzea Grande.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana