Nacional

SAMU de Bragança Paulista terá sangue para salvar pacientes com transfusões

Publicado

source
Ambulância do SAMU terá bolsas para transfusão de sangue arrow-options
André Gustavo / Stumpf / Creative Commons

Ambulância do SAMU terá bolsas para transfusão de sangue

A partir de março será implantado em Bragança Paulista  um projeto pioneiro que consiste em transportar bolsas de sangue 24 horas por dia nas viaturas do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência . O intuito é atender aos 475 mil habitantes das 11 cidades da região, onde são realizados cerca de 4.500 atendimentos emergenciais mensais. 

A implementação das bolsas de sangue nas viaturas deve mostrar eficiência, principalmente, às vítimas de casos como choque hemorrágico, politraumas, hemorrogias, puérperas, entre outras situações que envolvem sangramento abundante.

Leia também: Homem morre ao tentar assaltar PM do batalhão de choque no Rio de Janeiro 

Segundo o diretor técnico  SAMU , Lucas Certain, a conservação e o armazenamento não apropriados das bolsas de sangue pode ser fatal aos pacientes e, por isso, para a efetividade da transfusão de caráter emergencial, é essencial que haja um monitoramento contínuo da temperatura dos compartimentos, mantendo-os sempre entre 1°C a 10°C, como prevêem as normas da Anvisa e do Ministério da Saúde.

Para isso, o serviço, pioneiro na América do Sul, contará com o Polar Sat – equipamento de monitoramento térmico e geolocalização em tempo real. “A Austrália foi pioneira neste serviço, e além dela outros 11 países dispõem de componentes sanguíneos em suas ambulâncias e helicópteros, onde estudos civis e militares demonstraram redução de mortalidade. A diferença é que os data loggers deles são retrospectivos; ou seja, se der algum problema de temperatura, eles só vão descobrir depois que transfundiu para o paciente”, explica.

Veja mais: Operação mira empresários suspeitos de fraude entre 2012 e 2018 

Segundo ele, o serviço que será implantado em Bragança será mais seguro e eficaz, já que com o dispositivo Polar Sat é possível monitorar a quantidade de hemácias de forma contínua, 24 horas por dia.

O projeto conta com a parceria do Hospital Universitário São Francisco e espera diminuir as principais causas de morte por sangramentos no Brasil. Hoje, a principal causa de óbitos no país é o trauma, que acomete pessoas de 1 a 44 anos, seguidos de pneumotórax hipertensivo, tamponamento cardíaco e obstrução de via aérea.

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

Covid-19: Brasil tem 11.130 casos confirmados e 486 mortes

Publicado


source
corona arrow-options
Reprodução

Coronavírus

O Ministério da Saúde atualizou os números da epidemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no Brasil: até este domingo (5) foram registrados 11.130 casos e 486 mortes. Foram 54 novos óbitos nas últimas 24 horas.

Leia também: SP prevê 220 mil infectados e pede mais R$ 500 mil ao Banco Mundial

O estado de São Paulo segue na liderança dos casos confirmados e das mortes: são 4.620 casos e 275 mortes. O Rio de Janeiro é o segundo com 1.394 casos e 64 mortes. Até o momento, só os estados do Acre e Tocantins não registraram nenhuma morte por Covid-19 .

As novas mortes foram registradas no Amazonas (2), Amapá (1), Bahia (2), Ceará (4), Maranhão (1), Paraíba (2), Pernambuco (7), Rio Grande do Norte (2), Sergipe (1), Espírito Santo (1), Rio de Janeiro (6), São Paulo (15), Goiás (1), Paraná (3), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (5).

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Covid-19: Brasil tem 11.130 casos confirmados e 486 mortes

Publicado


source
corona arrow-options
Reprodução

Coronavírus

O Ministério da Saúde atualizou os números da epidemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no Brasil: até este domingo (5) foram registrados 11.130 casos e 486 mortes. Foram 54 novos óbitos de ontem para hoje.

Leia também: SP prevê 220 mil infectados e pede mais R$ 500 mil ao Banco Mundial

O estado de São Paulo segue na liderança dos casos confirmados e das mortes: são 4.620 casos e 275 mortes. O Rio de Janeiro é o segundo com 1.394 casos e 64 mortes.

*nota está sendo atualizada

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana