AMM

Secretaria de Saúde e HCAN ofertam exames preventivos para quatro especialidades em Jaciara

Publicado

O Hospital do Câncer de Mato Grosso (HCanMT), em parceria com a Prefeitura de Jaciara por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no dia 7 de fevereiro, a Campanha de Prevenção com a oferta de exames preventivos gratuitos de câncer de colo de útero (CCO),  próstata, mama e pele, no Centro de Especialidades Médicas (CEM) anexo ao Hospital Municipal de Jaciara (HMJ).

A secretária de Saúde, Suely Cristina de Castro, explica que a campanha, que tem como objetivo possibilitar o diagnóstico precoce e encaminhar os casos suspeitos para tratamento, priorizará aquelas pessoas que apresentam sinais ou sintomas suspeitos para câncer. Para isso, os interessados devem procurar a sua Unidade Básica de Saúde (USB) onde passará primeiramente pela consulta de triagem. 

“A parceria com o HCan-MT é fundamental para somar com as ações preventivas que desenvolvemos e ofertamos através dos nossos profissionais. Serão ofertadas 250 vagas para quatro especialidades, sendo elas 50 para exame de próstata, 50 mamografias, 50 exames de pele com dermatologista e 100 exames de colo de útero, que também é conhecido como Papanicolau”, informou Suely.

Para a triagem, a secretaria solicita que o paciente deve comparecer para a triagem em uma das oito UBS´s munidos dos seguintes documentos e suas respectivas cópias (RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Vale ressaltar que o número de vagas é limitado.

DOENÇA QUE MAIS CRESCE

O câncer avança no mundo. Em 2018, mais de 18 milhões de novos casos foram registrados, com um total de 9,6 milhões de mortes. Os dados foram publicados pela Agência para a Pesquisa do Câncer, uma entidade ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

O levantamento alerta que as incidências vão atingir 29,4 milhões de novos casos em 2040, uma expansão de 63% nos próximos 20 anos. A mortalidade deve subir de 9,6 milhões de pessoas hoje para 16,3 milhões nesse mesmo período.

Fonte: AMM
Comentários Facebook
publicidade

AMM

São Félix do Araguaia se despede do Carnaval 2020 com tradicional matinê

Publicado


Na despedida do Carnaval em São Félix do Araguaia – MT, a matinê também foi muito animada, tendo a presença de crianças e adultos ao som de Emerson  e Paulinho Show que divertiram a criançada com muita animação, no palco montado na Avenida Araguaia, as margens do rio Araguaia, no Cais da cidade. Os foliões mirins chegaram até a subir no palco, para concorrerem à melhor fantasia de 2020. O Carnaval de São Félix do Araguaia  é realizado pela Prefeitura de São Félix do Araguaia, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e apoio da Câmara Municipal de Vereadores.

Além de contar com a presença maciça das crianças, a matinê contagiou família são-félixcense, foi uma tarde com muita festa e alegria. Com a família devidamente fantasiada de personagens de desenhos animados e filmes infantis, as crianças capricharam nas fantasias para curtir a matinê. Princesas, joaninhas e bailarinas se divertiram com confetes, serpentinas e sprays de espuma. Já os meninos estavam fantasiados de super-heróis, entre outros, marcaram presença e atraíram os olhares dos pequenos foliões na tarde do último dia de carnaval. E como em todos os anos, um ótimo público se fez presente na matinê, a festa ocorreu em um clima tranquilo.

Na última noite de Carnaval, encerrando a programação, a festa se estendeu com Swing da Cohab, animando o público com diversos ritmos do carnaval desde antigo até atual, um carnaval familiar, na sequência, Alessandro Tô Bakana, encerrou com muito agito e folia. O grande destaque do carnaval 2020 ficou por conta dos blocos carnavalescos que fizeram a festa na avenida em grande estilo e animação.

A prefeita de São Félix do Araguaia, Janailza Taveira Leite, parabenizou todos que curtiram o Carnaval são-félixcense. “Os foliões pediram e a prefeitura atendeu. Carnaval é cultura e nós temos que incentivar a nossa cultura. Foi uma festa extremamente familiar, com a participação dos foliões nas noites carnavalescas. Na matinê, os pais trouxeram seus filhos fantasiados para despedir do carnaval de 2020. Além disso, houve toda a estrutura necessária para atender os foliões. Parabéns a todos que trabalharam e não mediram esforços para que o evento fosse realizado com grande êxito. Foram quatro dias de muita festa em que predominou a alegria contagiante da criançada e dos blocos e munícipes. Agradeço a presença da Policia Militar, destacando a Força Tática, que ofereceu segurança e conforto para toda a família curtir essa grande festa”, afirmou a prefeita Janailza Taveira.

De acordo com Policia Militar, o carnaval foi tranquilo durante as quatro noites e sem intercorrências nenhuma ocorrência grave que desabonasse o brilho do evento. A segurança reinou para os foliões!

 

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

AMM

Várzea Grande aplica mais de 13 mil doses de vacinas em fevereiro

Publicado


Várzea Grande aplicou mais de 13 mil doses de vacinas em fevereiro deste ano, sendo que deste total mais de 2 mil são da Tríplice Viral que imuniza para o sarampo. Somente entre os dias 17 a 21 de fevereiro, após o Dia ‘D’ não realizado em Várzea Grande foram mais de 7 mil vacinas, sendo 1.508 da tríplice viral, segundo relatório emitido pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde da segunda maior cidade de Mato Grosso. 

Os números demonstram a eficiência do planejamento executado pela Secretaria Municipal de Saúde que preferiu descartar a realização do Dia ‘D’ ocorrido no sábado, 15 de fevereiro.

“Nos dois dias ‘D’ realizados no ano passado, os resultados comprovaram que o mesmo era ineficiente, ou seja, as metas estabelecidas não eram cumpridas”, disse o secretário Diógenes Marcondes apontando que mesmo assim, se necessário para atender a demanda, pode ser que Várzea Grande realize o Dia ‘D’ no final do mês de março, pois a campanha no município vai além da data estabelecida pelo Ministério da Saúde que é 13 de março.

O titular da pasta da Saúde apontou que o planejamento que está em execução prevê outras firmes atuações como horário estendido nas unidades de saúde, oferta de vacinas através de unidades móveis nos bairros aonde não existem unidades de saúde indo diretamente nas casas ou em locais previamente definidos e o alinhamento com as Secretarias Municipais de Educação e de Promoção Social, a primeira para a exigência dos pais de alunos apresentarem o cartão de vacinação completo e atualizado e a segunda com as milhares de pessoas que constantemente participam de projetos sociais e que deverão apresentar também o cartão de vacinação.

Diógenes Marcondes frisou ainda existir divergência entre os números apresentados pelo Ministério da Saúde e os apresentados por Várzea Grande. “Temos certeza de que não foram contabilizadas todas as vacinas aplicadas, pois os relatórios não batem. Mesmo assim encontramos dificuldades em conscientizar as pessoas da importância da vacinação, pois muitos desconsideram a importância dela na imunização, na prevenção das doenças, o que acaba por potencializar doenças como o sarampo que levou um paciente ao óbito no Estado do Rio de Janeiro neste ano”, disse o titular da Saúde em Várzea Grande.

Diógenes Marcondes apontou ainda que em 2019 foram realizados em Várzea Grande dois Dias ‘D’, um em 23 de novembro em 19 unidades de saúde que movimentaram 80 servidores municipais, 50 veículos e custos adicionais e que aplicou apenas 1.231 vacinas, sendo 419 de sarampo.

“Como este dia ‘D’ se demonstrou ineficaz, no dia 30 de novembro, realizamos novo Dia ‘D’, desta vez nas 19 unidades e obtivemos um índice de vacinação de 3.079 doses aplicadas sendo 1.174 de sarampo. Como muitos destes casos são mais de uma vacina por pessoa, seja ela criança, jovem ou adulto, se percebe que movimentar toda uma estrutura não se demonstrou eficiente”, disparou Diógenes Marcondes.

“Do dia 17 ao dia 20 de fevereiro de 2020 fizemos um total 7.275 doses aplicadas, sendo 1.508 de doses de sarampo ou tríplice viral, funcionando apenas em horário normal, o que comprova maior eficiência, menos custo e racionalizando a utilização das estruturas públicas de saúde para outros atendimentos”, explicou o titular da pasta em Várzea Grande.

Diógenes Marcondes voltou a reafirmar que se necessário e as metas não forem atingidas, pode levar Várzea Grande a realizar o Dia ‘D’ no final de março e uma nova rodada nos meses finais de 2020. “Se necessário podemos até realizar o Dia ‘D’, mas ainda preferimos intensificar as ações de ir ao encontro da população e cobrar cartões de vacinação de alunos e pais de alunos que somam mais de 150 mil pessoas, fora aqueles que participam de projetos sociais para atingirmos as metas estabelecidas para vacinação”, explica.

Ele ponderou ainda que mantém contato direto com a Secretaria de Saúde de Mato Grosso, na pessoa do secretário Gilberto Gomes e também com o Ministério da Saúde para que o abastecimento regular de vacina seja mantido. “Hoje temos disponibilidade que atende as nossas demandas, mas no ano passado tivemos falta de vacinas, e como essa é uma competência do Governo Federal que repassa aos Estados e estes aos Municípios estamos sempre em contato direto para que a oferta de vacinas seja constante”, explicou o titular da Saúde em Várzea Grande.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana