Momento Cidades

Secretaria de Saúde zera demanda reprimida de laqueaduras em Cuiabá

Publicado

Gustavo Duarte

Clique para ampliar

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da secretaria adjunta de Planejamento e Operações tem atuado fortemente junto à Central de Regulação de Cuiabá com o objetivo de diminuir o tempo de espera de pacientes da capital para a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos.

No fim do ano passado a SMS recebeu uma emenda parlamentar para ser utilizada no pagamento de procedimentos no Hospital Santa Helena, com o qual a Secretaria tem pactuações de serviços para pacientes que moram em Cuiabá. De acordo com o secretário adjunto de Planejamento e Operações, Milton Correa da Costa Neto, for realizado um estudo na Regulação para decidir qual seria a melhor utilização deste recurso. “O Hospital Santa Helena é referência para a saúde da mulher. Verificamos que havia mulheres esperando na fila há bastante tempo para passar pelo procedimento de laqueadura, então decidimos usar parte do recurso recebido para este fim”, revelou Milton.

Através deste plano de ação, foram realizadas 149 laqueaduras para pacientes de Cuiabá, até o fim do ano passado. “Com isto, conseguimos atualizar a fila de espera de laqueadura para as cuiabanas. Os pedidos que ainda temos para esse procedimento na Central de Regulação foram feitos em dezembro, então podemos dizer que zeramos a demanda reprimida”, comentou o adjunto.

Milton acrescenta que esta era uma grande preocupação da primeira dama, Marcia Pinheiro desde o início da gestão do prefeito Emanuel. “Ela vem cobrando da SMS uma atenção especial para procedimentos relacionados à saúde da mulher, pois só uma mulher entende sobre o sofrimento de se esperar em uma fila para atendimento por uma necessidade feminina”, disse.

Com a outra parte da emenda, a SMS contemplou pacientes que aguardavam na fila para outros tipos de procedimentos. “O estudo da Regulação identificou um tempo longo de espera para cateterismo e angioplastia convencional também. Então usamos a outra parte do recurso para realizar 50 cateterismos e 20 angioplastias, para pacientes que já esperavam há algum tempo. Ainda há muita gente aguardando nas filas, mas estamos ‘reordenando a casa’. O prefeito Emanuel Pinheiro determinou que façamos tudo o que for possível para atender todos os cuiabanos que precisam do SUS e estamos trabalhando duro para conseguir diminuir cada vez mais o tempo de espera nas filas da Regulação. Não é uma tarefa fácil, mas estamos empenhados para cumpri-la da melhor maneira possível”, concluiu o secretário adjunto.

Comentários Facebook
publicidade

Momento Cidades

Bloco ‘Boca Suja’ conquista premiação do Carnaval da Gente 2020

Publicado


O bloco Boca Suja, por cumprir os pré-requisitos acordados em regulamento para o desfile no Carnaval da Gente 2020,  levará para casa a premiação no valor de R$ 35 mil. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Cuiabá, com realização da Nilmo Eventos, que será a responsável pelo pagamento da premiação à equipe. O Carnaval da Gente foi realizado no período de 22 a 25 de fevereiro, no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro. O secretário  municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, na tarde de hoje (26), agradeceu a participação dos blocos e destacou todo o empenho das equipes envolvidas e do prefeito Emanuel Pinheiro em garantir quatro dias de festa, sem nenhum custo para os foliões. Todo o trabalho foi pautado no respeito ao cidadão e na valorização da população. 

Durante a apuração e, análise de cumprimento dos critérios nesta tarde, a comissão julgadora constatou que os blocos Vaidade, Unidos do Carumbé, Império Casa Nova, Unidos do Araés e Melados, desrespeitaram o pré-requisito de tempo mínimo de desfile. De acordo com capitulo III, ART. 14 do documento elaborado e assinado por todos os responsáveis, o tempo mínimo para apresentação de cada bloco deveria ser de 50 minutos. Já o tempo máximo previsto era de 60 minutos. “Abaixo desse tempo o bloco será desclassificado”, descreve o artigo que consta no Capítulo III (Dos Deveres e Penalidades) do Regulamento.

O presidente do Bloco Boca Suja, Gabriel Augusto, comemorou o título.  “A notícia é boa e campeão é campeão. Nós cumprimos à regra do regulamento. É justo. Tínhamos 50 minutos para o desfile e colocamos pessoas para controlar o tempo”. O bloco empregou total de 52 minutos e 41 segundos para apresentação. Já o Unidos do Carumbé empregou 29 minutos e dois segundos.  O Império da Casa Nova, 29 minutos e 41 segundos. Outro bloco, o Unidos do Araés usou 31 minutos e 16 segundos. Já a equipe Melados gastou  34 minutos e 38 segundos.

Ainda sobre as normas, o secretário Vuolo explica que o “o regulamento foi elaborado por uma comissão de representantes dos blocos, eles tiveram total autonomia para fazer as regras do próprio desfile. Quanto ao pagamento, ele também está determinado no documento que será feito pelo patrocinador, então a Prefeitura de Cuiabá não tem como interferir. O artigo 36 do regulamento diz que o documento é soberano”, explicou Vuolo citando ainda que os demais blocos têm cinco dias úteis pra entrar com recurso que será avaliado em conjunto com à Procuradoria Geral do Município (PGM).

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento Cidades

Prefeitura de Cuiabá convoca aprovadas nas funções de Pedagoga e TDI

Publicado


A Prefeitura de Cuiabá divulga nesta quarta-feira (26), editais de convocação para atribuição e assinatura do termo de posse de candidatas aprovadas no concurso público da Secretaria de Educação, realizado no ano passado, em cumprimento a Mandado de Segurança. 

Estão sendo convocadas candidatas aprovadas nas funções de Pedagoga e Técnica em Desenvolvimento Infantil (TDI).

As nomeadas devem comparecer na Secretaria de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, 292, bairro Bandeirantes, nesta quinta-feira (27), às 8 horas, portando documentos pessoais originais.

SERVIÇO:

Posse e atribuição –  Concurso Público N.º-002/PMC/SME/2019

DATA: 27 de fevereiro

HORA: 8h

LOCAL: Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana