Momento +

Ações de fiscalização prosseguem em Mato Grosso para a obrigatoriedade do uso de máscaras pela população em estabelecimentos

Publicados

em

Começaram nesta terça-feira (5) as ações de fiscalização para a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial pela população nos estabelecimentos de Cuiabá.

Equipes da prefeitura e Polícia Militar percorreram vários pontos de comércio da Capital para verificar o cumprimento da nova lei, que prevê multa aos estabelecimentos de até R$ 80 por cada pessoa que estiver sem o equipamento, seja funcionário ou cliente. A penalidade está prevista no decreto estadual 465, do dia 27 de abril, que passou a valer hoje em Mato Grosso.

À equipe de fiscais da prefeitura informou que ao menos dois salões de beleza foram multados na tarde desta terça-feira(05) por estarem abertos além do horário permitido. na segunda(04), 6 salões foram multados.

Já a atuação da polícia tem sido mais orientativa que punitiva. “Buscamos orientar a população para a obrigatoriedade do uso das máscaras como equipamento de proteção para evitar a propagação do coronavírus. É importante destacar que, além desse papel de conscientização, a PM também estará fazendo a entrega de algumas máscaras para quem ainda não adquiriu”, ressalta o tenente-coronel Osmário Cícero Oliveira Júnior em entrevista ao GD.

Leia Também:  Ceará e Flamengo duelam para espantar má fase no Brasileirão

O tenente-coronel destaca que o momento é de transição na mudança de comportamento da sociedade e que a Polícia Militar é sensível a isso. Ele observa que, tanto lojistas, quanto a população, não têm demonstrado resistência às novas regras.

“Pelo contrário, temos observado uma aceitação muito grande por parte da população. Hoje é um dos primeiros dias com retorno com número maior de pessoas nas ruas e notamos que a maioria das pessoas usa máscara.

 
Otavio Ventureli(com gazetadigital.)

Momento +

Botelho aparece com 4,5% das intenções de votos; Juca surpreende e alcança 3% para estadual, aponta PercentBrasil

Publicados

em

Faltando menos de cinco meses para o sufrágio, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil), assumiu a liderança na disputa pela reeleição com 4,5% das intenções de votos.

A pesquisa da PercentBrasil foi realizada em Cuiabá e Várzea Grande, principal base política de Botelho. Pelas projeções, o chefão do Legislativo deve conquistar cerca de 25 mil votos apenas na Baixada Cuiabana.

A deputada estadual, Janaina Riva (MDB), perdeu fôlego, ela liderava com folga em outubro do ano passado, mas ainda segurou 4,3% das citações nas duas maiores cidades de Mato Grosso. O ex-prefeito da Capital, Wilson Santos (PSD), segue tendência de crescimento e cravou 3,3% de preferência popular.

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Juca do Guaraná Filho (MDB), foi a grande surpresa desta sondagem quantitativa. Ele abocanhou 3%, o que mostra boa capilaridade eleitoral. Com o desempenho em alta, Juca tende a ser o segundo candidato a deputado estadual mais bem votado do MDB.

Na mesma posição, também com 3%, o deputado estadual, Elizeu Nascimento (PL), mostra sinais evidentes de que vai se reeleger. Ele apareceu bem posicionado em todas as pesquisas realizadas até agora pela PercentBrasil.

Ronye Steffan Rosa Índio – Diretor da PercenBrasil

No pelotão intermediário, o primeiro-secretário da Casa de Leis, Max Russi (PSB), e o também deputado estadual, Faissal Calil (Cidadania), apareceram empatados numericamente com 2,5% das citações. Um pouco mais abaixo, com 2,3%, pontuo o médico Lúdio Cabral (PT).

Leia Também:  Lançado em Sinop MT nesta sexta-feira(13) o Programa Arranca Safra 2022 cujo objetivo é fazer trabalhos de manutenção em estradas vicinais

Com exatos 2%, cinco nomes foram lembrados pelos entrevistados. São eles: Paulo Araújo (PP), Júlio Campos (União Brasil), Marcia Pinheiro (PV), Diogo Guimarães (Republicanos) e Dr. Luiz Fernando (Republicanos).

Outras 11 lideranças, pré-candidatos ou não, ainda pontuaram com 1%. Neste grupo, destaca-se o ex-secretário estadual de Fazenda, Eder Moraes (PV). Ele foi citado espontaneamente por 1% dos entrevistados, número que o projeta como nome consolidado na disputa por uma vaga à Assembleia Legislativa. Confira todos os nomes com 1%: João Batista, Wallace Guimarães, Dr. Daúde, Eder Moraes, Tião da Zaeli, Sargento Laudicério, Ridalva, Felipe Wellaton, Carlos Avallone, Gilberto Figueiredo e Fábio Tardin.

Confira o gráfico da pesquisa abaixo:

Metodologia

A PercentBrasil aplicou a técnica “survey de opinião” com 1.000 entrevistados por telefone em Cuiabá e Várzea Grande. A coleta de dados se deu entre os dias 27 de abril a 3 de maio. A margem de erro de é 3,10% para mais ou para menos. Seguindo os ditames da Lei Eleitoral, a pesquisa foi devidamente registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral sob o número MT-06721/2022.

Leia Também:  Brasil registra 92 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA