Cuiabá

Semob interdita trecho da Avenida das Torres para obra de Viaduto

Publicado

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), interdita a partir de terça-feira (29), o trecho da Avenida das Torres onde está sendo construído o viaduto José Maria Barbosa – Juca do Guaraná. Os motoristas devem estar atentos aos bloqueios e às rotas alternativas criadas pela Pasta na região, que está sendo sinalizada nesta segunda-feira (28). 

O titular da secretaria, Antenor Figueiredo, destaca que as interdições não foram feitas antes para evitar transtornos aos motoristas. Contudo, neste estágio da construção, não é mais possível desenvolver o trabalho e manter a segurança dos trabalhadores sem os bloqueios. 

Deste modo, aqueles que vêm vem da Avenida Dante Martins de Oliveira e segue sentido ao bairro Santa Cruz, deve passar pelo desvio dentro do bairro Jardim Itália, haverá sinalização horizontal e vertical. O desvio acontece a partir das vias:

Avenida das Torres > Rua Roma > Rua San Remo > Av Itália > Rua Milano > Rua 20 > Rua Marquês de Pombal > Avenida das Torres. 

Leia mais:  1ª dama destaca mais de 50 ações diretas e indiretas em comemoração ao Dia da Criança

Na avenida Itália haverá um conjunto semafórico pra organizar o fluxo em ambos os sentidos.

Já quem vem no sentido Avenida Dante Martins de Oliveira sentido Avenida Arquimedes Pereira Lima e deseja seguir para o Santa Cruz deve: 

Sair da rotatória e pegar a primeira via a direita,  atentar ao desvio, ou fazer o primeiro retorno a esquerda após a rotatória e em seguida, virar à direita, tendo como destino final um trecho liberado da Avenida das Torres.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Cemitérios públicos estarão com os portões abertos desde as 6h no Dia de Finados

Publicado

por

Em decorrência a celebração do Dia de Finados, os cemitérios municipais terão seus horários de funcionamento alterados, no próximo sábado (02). Para receber os visitantes que procuram os locais para orar e homenagear em memória dos falecidos, os espaços estarão com as portas abertas desde as 6h e fecham às 17h. O período é válido aos seis cemitérios públicos do perímetro urbano, além dos outros cinco da zona rural.

Durante todo o dia, os munícipes serão recepcionados por funcionários, que entregarão flores, água e panfletos com orientações sobre como evitar a criação de focos do mosquito Aedes aegypti nos jazigos dos cemitérios. Na data, também estarão disponíveis a instalação de tendas, banheiros químicos e será ofertado um café da manhã. A programação terá também a celebração de missas.

Visando assegurar uma estrutura adequada para receber o público, a Prefeitura de Cuiabá está, desde segunda-feira (28), trabalhando na preparação das áreas. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Serviços Urbanos e devem seguir ao longo de toda a semana. Neste intervalo, uma força-tarefa foi montada, garantindo a realização de todas as ações de zeladoria.

Leia mais:  Prefeito entrega praça revitalizada no bairro Cidade Verde

Somados com os cinco da área rural (Sucuri, Bandeira, Coxipó do Ouro, Guia e Aguaçu), o Município é o responsável direto pela administração dos cemitérios do São Gonçalo, Despraiado e Pascoal Ramos. Já os cemitérios da Piedade, Porto e Coxipó da Ponte estão com a coordenação cedida à Empesa Cuiabana Administradora de Cemitérios.

“Esse é um momento especial àqueles que preservam essa tradição. Por isso, montamos um planejamento que tem nos permitido executar um trabalho completo. Estamos fazendo todo serviço de poda de árvores, capinação, varrição e pintura. São ações que possibilitam que as pessoas possam ter um espaço bem zelado e prestem as homenagens aos seus entes queridos com tranquilidade”, explica o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

SUGESTÃO DE PAUTA: 5ª edição do projeto da Prefeitura de Cuiabá comemora o dia nacional do livro com incentivo à leitura

Publicado

por

O Dia Nacional do Livro está sendo comemorado em Cuiabá com uma programação especial. A partir desta terça-feira (29) até a próxima quinta-feira (31), das 8h às 17h, a Prefeitura de Cuiabá e a Secretaria Municipal de Educação, por meio das Bibliotecas ‘Saber com Sabor’, realizam o projeto Livro Esquecido. Aproximadamente 2 mil exemplares de diversos gêneros e autores estarão sendo propositalmente ‘esquecidos’ em vários pontos da cidade, incluindo praças, parques, pontos e terminais de ônibus, com grande circulação de pessoas. O objetivo é levar conhecimento, cultura, lazer e entretenimento aos cuiabanos, de todas as idades.

A ideia é inspirada no conceito de Bookcrossing, criado nos EUA no começo dos anos 2000, explica a coordenadora das Bibliotecas Comunitárias ‘Saber com Sabor’, Edvair Pereira Alves. “Esse conceito combina leitura e urbanidade, convidando os leitores a deixarem livros em locais diferentes, pela cidade, para que outras pessoas possam encontrar, ler e voltar a abandoná-los, numa espécie de cadeia em favor do acesso à leitura. Existem diferentes versões do Bookcrossing espalhadas por cidades do Brasil e do mundo, incentivando crianças, jovens e adultos a ler”, contou Edvair Alves.

Leia mais:  Gestores do Programa Bem Morar realizam primeira reunião com beneficiados do bairro Altos da Glória

Em Cuiabá, o projeto Livro Esquecido está na sua quinta edição e já foi realizado em vários formatos todos oportunizando aos cuiabanos, documentários, romances, livros de suspense e ficção, autoajuda, bíblicos, religiosos, de poemas e poesias, escolares, sobre profissões e uma infinidade de áreas. “Os livros são doados pela sociedade e nosso objetivo é atingir o maior número de pessoas nos quatro cantos da cidade para que possamos diversificar os meios de incentivo à leitura; propiciar o acesso e a democratização da informação e promover a formação do indivíduo, o resgate da cidadania, da autoestima e da interação social”, salientou a coordenadora.

Nesse período, nas Bibliotecas Comunitárias dos bairros Pedra 90, Santa Izabel, Cidade Verde e Osmar Cabral, estarão acontecendo atividades culturais com leituras, contação de histórias, desenho e pintura e, aqueles que quiserem doar livros, podem procurar uma das seis Bibliotecas “Saber com Sabor” ou pontos de leitura, localizados na sede da Secretaria Municipal de Educação, ou na Biblioteca Consciente, no Distrito do Aguaçu.

 

Saiba mais

Leia mais:  Prefeito entrega praça revitalizada no bairro Cidade Verde

O Dia Nacional do Livro (29 de outubro) é a data de aniversário de fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil.

 

Serviço

Comemoração do Dia Nacional do Livro

Datas: 29, 30 e 31 de outubro

Locais: Praças, parques, pontos e terminais de ônibus e outros

Horário: 08h às 17h

Atividades Culturais: Bibliotecas Comunitárias dos bairros Pedra 90, Santa Izabel, Cidade Verde e Osmar Cabral

Locais: Proximidades da Praça 08 de Abril e Praças Rachid Jaud, Popular, Ipiranga, Maria Taquara, da República, Bispo, Santos Dumont, da Mandioca, Praça Cultura CPA III, Presidente Costa e Silva/Popular, das Lavadeiras, da Lixeira, dos Motoristas e Orla do Porto. E ainda nos Parques da Nascente, na Morada do Ouro II, da Família, no bairro Bela Vista, Mãe Bonifácia, Massairo Okamura, Zé Bolo Flor, Tia Nair e das Águas.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana