Mulher

Sente ciúmes? Saiba quando o sentimento pode ser doentio e como controlá-lo

Publicado

source

Que atire a primeira pedra que nunca sentiu ciúmes da pessoa amada, de algum familiar ou até mesmo de um amigo. No dia a dia, há quem diga que o sentimento incômodo, motivado pela insegurança, é normal. Isso porque sua ausência completa pode indicar indiferença. No entanto, a partir de quando ele deixa de ser sadio e pode afetar o seu relacionamento?

Leia também: Ciúmes – saiba os limites para não invadir a privacidade do outro

ciúmes arrow-options
shutterstock

Até que ponto o ciúmes é saudável? Quando ele passa a ser doentio, é importante ir atrás de soluções para controlá-lo

Segundo Tatiana Pimenta, fundadora e CEO da Vittude, plataforma que conecta psicólogos com pacientes, existe uma porção saudável de ciúmes , que remete a cuidado, carinho e desejo de preservar a relação. “Mas, é preciso estar atento para que esse sentimento não seja dominante e acabe prejudicando o relacionamento, a ponto de causar um rompimento”, diz. 

Tatiana explica que a possibilidade de ser desprezada ou até mesmo traída, por mais segura e autoconfiante que a pessoa seja, faz com que ela fique enciumada. “Todavia, pessoas inseguras têm uma tendência maior a sentirem ciúmes. Os motivos podem ser os mais banais e infundados”, destaca.  

Diante disso, a melhor forma de evitar crises e até desconfiar do par é entender o ciúme a partir de algumas emoções e situações que fazem com que ele venha à tona. De acordo com a CEO da Vittude, é importantes investigar os “fantasmas do passado”, em que o sentimento possa ter sido desencadeado por uma experiência traumática.  

“Ao passar por uma traição, por exemplo, a pessoa que antes não se considerava ciumenta, passa a se sentir desconfiada, com medo de passar por tudo aquilo novamente”, afirma Tatiana. “Se estiver em um novo relacionamento, pode achar que o parceiro atual tende a fazer o mesmo que o anterior”, completa. 

Outro ponto é quando a autoestima está baixa e, com isso, a pessoa não se sente merecedora da atenção e do amor dos outros. “Por ter uma imagem distorcida de si mesmo, acreditando que não é bom o suficiente em determinados aspectos, pode acabar se tornando muito ciumento ao entrar numa relação”, pontua a empresária. 

Possessividade é sinal de alerta 

ciúmes arrow-options
shutterstock

Querer controlar o outro é um sinal de possessividade e indica que o ciúmes está em um estágio ainda mais avançado

Tatiana defende que pior que do que o próprio ciúme é a falta de controle sobre ele. Quando isso acontece, o ciumento pode chegar ao descontrole e ter consequências graves. Com a sensação de abandono envolvida, a pessoa se torna mais vulnerável e passa a querer a controlar os passos da pessoa amada.  

Leia mais:  Mãe se emociona após estranha ajudá-la a acalmar a filha: "Anjo da vida real"

“Por se sentir impotente, surge a necessidade de controlar o outro e se manter o mais próximo possível, o que dá ao parceiro a sensação de estar sendo sufocado. Dessa forma, tentar exercer controle sobre o outro vem da incerteza – que é algo intolerável para o ciumento “, analisa a profissional. 

Leia também: Troca de olhares, indiretas, carinhos: será que ele mais que apenas um amigo?

Diante disso, criam-se situações de possessividade. “Se chegar ao extremo de atitudes como vasculhar os pertences do parceiro ou até mesmo querer proibi-lo de sair sozinho e manter suas amizades, é importante ficar atento ao alerta de um estágio avançado do ciúme, que pode ser considerado doentio e profundamente prejudicial”, completa. 

Pelo que podemos observar, a possessividade , que passa pela invasão de redes sociais, celular, e-mail e até reações mais agressivas, pode ter consequências desastrosas. Com isso, a pressão causada pela desconfiança e a perda da individualidade que o ciúme doentio causa podem levar uma pessoa a desenvolver depressão e transtornos de ansiedade graves.

4 dicas para vencer o ciúme e ter autocontrole 

No início, lidar com o ciúme pode ser difícil, mas é necessário, principalmente quando chega a causar sofrimento em determinados casos. Por outro lado, é importante destacar que, além de ser possível, é importante administrar as próprias emoções e buscar alternativas para driblar esse sentimento e impedir que ele controle a sua vida.  

1. Reconhecer o problema 

A primeira etapa é reconhecer o sentimento, mesmo que seja complicado, em especial quando ultrapassa o limite do aceitável. “Esse é um requisito fundamental para não se deixar dominar pela insegurança e pelo medo da perda, sem que haja uma razão verdadeira para isso”, pontua Tatiana. 

2. Trabalhar a autoestima 

Em alguns casos, o ciúme está ligado com a insegurança. Por isso, é importante trabalhar a autoestima para que se possa sentir-se útil. Uma das formas é dedicar-se a tarefas que lhe dão prazer para se fortalecer emocionalmente. “Cuidar da aparência, fazer atividades físicas e alimentar corretamente o corpo e a mente também são formas de elevar a autoestima”, diz a CEO. 

3. Manter um diálogo aberto entre o casal 

Conversar com o par sobre seus sentimentos é extremamente importante. No diálogo, fale o que lhe deixa desconfortável e permita que ele faça o mesmo. A dica é não se fechar e, além disso, busque se colocar no lugar do outro. “Acredite que ele está ao seu lado porque escolheu você para amar”, destaca a empresária. 

Leia mais:  Horóscopo do dia: previsões para 02 de outubro de 2019

4. Ter mais confiança 

“Confiar em si mesmo é requisito para manter longe as consequências desastrosas do ciúme excessivo”, afirma Tatiana. Dessa forma, ao reconhecer as próprias qualidades e saber que é digno do respeito do parceiro, a pessoa consegue deixar de ter motivos para tanta insegurança e passa a confiar mais em si mesma e no outro.   

Terapia pode ser uma boa aliada  

terapia arrow-options
shutterstock

A terapia de casal pode ser uma boa aliada para ajudar a entender qual a origem do ciúmes e por que ele acontece

Quando o sentimento chega a ser destrutivo e prejudica a vida a dois, a ponto de refletir também na individualidade de cada um, é hora de buscar ajuda de um psicólogo. Segundo a  psicóloga Ana Paula Dias, da Vittude, tanto a terapia individual quanto a de casal pode ajudar a entender de onde vem esse ciúme. 

“Um dos papéis da terapia de casal é fazer com que o casal comece a enxergar a dinâmica da relação a qual eles estão inseridos. Como é a dinâmica da relação? Qual é o papel de cada um deles e como eles funcionam individualmente? Quando entramos em uma relação, não vemos o outro exatamente como ele é”, explica Ana Paula. 

A psicóloga diz que, no início da relação, é comum colocar no outro o que gostaríamos que ele fosse. Com o passar do tempo, passa-se a ver como o parceiro é de fato. “Ele começa a se apresentar sem as nossas projeções e aí algumas coisas começam a incomodar e é natural que seja assim porque o outro não vai atender 100% das nossas expectativas”, destaca. 

Durante a terapia, o casal terá esclarecimentos. “O papel dela é trazer autoconhecimento no que diz respeito à essa dinâmica na relação afetiva. Dentro de tudo isso, o ciúme é uma das queixas que pode estar presente em uma terapia de casal e cabe ao profissional, junto ao casal, entender qual é a ordem desse ciúme. É oriundo de onde?”, explica Ana Paula. 

Leia também: Tem salvação? Terapia de casal ajuda a resolver conflitos e pode melhorar o sexo

No final do processo, o psicólogo ou terapeuta terá condições de analisar se o atendimento continuará por um dos dois ou ambos os parceiros individualmente. Às vezes, as questões precisam ser analisadas de forma individual. O mais importante é encontrar soluções para o ciúmes e não deixar que esse sentimento interfira completamente em sua vida. 

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
publicidade

Mulher

Pele bronzeada: as dicas de ouro para ter a marquinha de biquíni perfeita

Publicado

source

Chegar no escritório com a “cor do verão” se torna o principal objetivo de muita gente quando os dias de calor começam a despontar. Porém, ter a marquinha perfeita não significa apenas ficar no Sol por horas a fio. Na realidade, existem alguns segredinhos que fazem toda a diferença se você quer ficar com a pele bronzeada. Quer saber quais? O Delas te conta!

Leia também: Quer valorizar suas curvas? Saiba o que prestar atenção ao escolher um biquíni

mulher mostrando marca de biquíni arrow-options
shutterstock

Segundo dermatologista, a pele bronzeada (e a marquinha perfeita) depende de uma série de cuidados

“Alguns cuidados para ter uma marquinha legal são simples de fazer. Eles incluem preparo antes do Sol, durante e depois da exposição”, explica Natasha Crepaldi, especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Segundo ela, é preciso prestar atenção em questões que vão muito além da estética se você quer ficar com a pele bronzeada e saudável. Isso inclui até mesmo o quanto de água que você bebe por dia, o que você come e, claro, os três passos essenciais: limpeza, esfoliação e hidratação. 

Leia também: Famosas usam acessórios na praia; veja 5 ideias estilosas que são tendência

Cuidados antes, durante e depois para ficar com a pele bronzeada

mulher passando protetor solar no rosto arrow-options
shutterstock

Cuidados antes, durante e depois da exposição solar são ideais para manter a pele bronzeada e saudável


Antes

A sua rotina para além dos dias de Sol contam (e muito) para uma pele bronzeada e saudável. Por isso, a médica indica:

  • Ingerir entre dois e três litros e água por dia;
  • Consumir frutas, legumes e verduras de coloração amarela, laranja, vermelha ou verde escura que são ricas em betacaroteno, contribuindo com o bronzeado.
Leia mais:  Lingerie no dia a dia? Sim! 4 formas de usar essa peça chave nos seus looks

Outros cuidados incluem preparar a pele, limpando-a antes de tomar Sol e não aplicando cremes, hidratantes ou medicamentos tópicos (com exceção do protetor solar, claro). “Não esfolie a pele no dia e nem na véspera a exposição solar, pois pode deixá-la fina e mais sensível a queimaduras. A esfoliação deve ser feita pelo menos 5 dias antes da exposição solar”, diz. 

Durante

É importante sempre aplicar o filtro solar com fator de proteção solar (FPS) de, no mínimo, 30. Aplique 30 minutos antes da exposição ao Sol e antes de vestir o bíquini ou maiô. Lembre-se de reaplicar o produto a cada duas horas ou sempre depois que entrar na água, e dar atenção ao rosto, escolhendo um protetor com FPS 50 ou maior. Se você quiser usar um bronzeador para “agilizar” o processo, aplique sempre por cima do protetor solar. 

“A principal radiação responsável pelo bronzeado é a UVA, que está presente o dia todo, mas entre 10 e 16h. os raios UVB são acentuados e podem causar queimaduras. Por isso, evite os horários de pico do Sol”, recomenda a profissional. 

Depois

O mais importante depois de tomar Sol é evitar que a pele fique ressecada e envelhecida. Para isso, evite banhos muito quentes e demorados, procure usar sabonetes suaves e sempre passe hidratante depois. Evite buchas e esfoliantes, já que isso pode fazer com que a “cor do verão” saia mais rápido do que esperado.

Leia mais:  Mãe se emociona após estranha ajudá-la a acalmar a filha: "Anjo da vida real"

“O bronzeado vai embora a medida que a pele vai se renovando. Esse processo naturalmente costuma durar entre 28 e 35 dias, quando o ciclo celular se completa, desde a produção das células da pele até a descamação natural. A esfoliação remove precocemente algumas células acelerando o processo”, explica a dermatologista. 

Leia também: Queridinhos da vez! 4 modelos de óculos de sol que estão bombando no verão

E qual é o segredo para ter a marquinha perfeita?

pele bronzeada arrow-options
shutterstock

O segredo para ter a pele bronzeada é tomar Sol aos poucos, aumentando o tempo com o passar dos dias


Ok, se você quer saber como manter a marquinha é preciso, primeiro, escolher um biquíni. “Vista sempre o mesmo biquíni, com a marca que deseja”, diz Natasha. Segundo ela, os bíquinis de alcinha, sem laço na lateral do quadril e justos ao corpo deixam uma marquinha mais “definida”. 

Porém, existe uma regra de ouro para ter a pele bronzeada: tomar Sol aos poucos. “É muito importante deixar claro que uma marquinha segura e perfeita não é produzida em um final de semana. O bronzeamento seguro é o progressivo, que dá tempo para a pele se adaptar a exposição solar. Se não respeitar o tempo necessário a essa adaptação, o resultado é uma queimadura e/ou vermelhidão”, reforça. 

Assim, comece a tomar Sol por alguns minutos e, com o passar dos dias, vá aumentando esse tempo. Por exemplo, fique 15 minutos se bronzeando na frente e 15 atrás no primeiro dia. Já no segundo, aumente para 20 muntos, no terceiro fique 25, e assim por diante. 

“Pessoas com peles claras devem seguir à risca os cuidados, nunca dispensar o protetor solar e não exagerar nos primeiros dias de Sol. As peles mais escuras são um pouco mais resistentes e se bronzeiam com mais facilidade, podendo usar a proteção mínima ao sol”, finaliza. 

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 18 de janeiro de 2020

Publicado

source
mandala arrow-options
Marcelo Dalla

O horóscopo dá indicações sobre a melhor forma de aproveitar o seu dia


ÁRIES

Temos um dia de mais inspiração e sensibilidade. Bom período para atividades ligadas à cura, limpezas, harmonização e restauração de forças. A Lua segue minguante em Escorpião, combina forças com Júpiter e Netuno: conte com positividade para esclarecer e solucionar de vez qualquer situação mal resolvida. Todos ficam mais otimistas! Você pode transformar crenças e pensamentos aprisionadores. É tempo de mais introspecção e recolhimento, procure desacelerar e organizar melhor seus horários.

TOURO

Período ideal para terapias e análises, os processos de cura estão beneficiados. A Lua segue minguante em Escorpião e faz poderosas combinações para ajudá-lo a restaurar as forças. Reformas, limpezas, restaurações e conclusões estão favorecidas. O período é indicado para colocar os pingos nos is. Atividades prazerosas e artísticas também são muito bem vindas para alimentar a alma. Aproveite para cultivar valores mais amplos e espirituais, para que não caia na armadilha de se apegar demais às coisas do ego.

GÊMEOS

Se houver alguma pendência ou assunto mal resolvido, aproveite para pesquisar, dialogar, tirar dúvidas para obter bons diagnósticos. Lua e Plutão favorecem conversas profundas e esclarecedoras. Aproveite para tomar resoluções. Dia bom para organizar a vida, se livrar do que está velho e em desuso. O que deve ser deixado para trás? Você pode se livrar do excesso de bagagem, organizar papéis, armários e gavetas, finalizar pendências e se preparar para um novo ciclo que começará em breve. Esteja atento para novos insights!

CÂNCER

Conte com mais entusiasmo e inspiração. Aproveite para elevar o astral e os sentimentos, com conclusões e resoluções importantes. A Lua minguante segue no profundo Escorpião, em harmonia com Júpiter e Netuno: vale reservar tempo para refletir sobre a vida, descansar, restaurar as energias, investir na cura física, mental e emocional. Bom período também para investigações, terapias, exames e diagnósticos. O que deve ser concluído de vez? É tempo de reciclar a energia emocional.

Leia mais:  Mulher processa site após ser "anunciada" como garota de programa

LEÃO

Liberdade, desapego e finalizações gerais. Com a Lua minguante em Escorpião, aproveite para se livrar de algo que está velho e em desuso. É tempo de movimentar a energia estagnada. Fica mais fácil ampliar a visão para buscar ideais elevados. Assuntos de cunho filosófico e profundo estão favorecidos, os diálogos se tornam enriquecedores. Vale trabalhar para cumprir o que foi estabelecido, mas é importante reservar momentos para recolhimento. Limpezas, investigações e importantes finalizações estão em destaque.

VIRGEM  

A intuição fica mais afiada com a Lua minguante em Escorpião. Procure cumprir as pendências com calma e reservar tempo para refletir, voltar a atenção para si mesmo. Aproveite também para colocar contatos e correspondência em dia, trocar informações e solucionar de vez assuntos pendentes. Bom período também para cuidar da saúde, promover limpezas e desintoxicações. Você pode deixar para trás ideias e crenças obsoletas, pode ter novas ideias e obter importantes compreensões sobre a vida.

LIBRA

Reserve mais tempo para ir e retornar aos compromissos. Despeça-se do que já não serve mais, seja paciente e filosófico. A Lua segue minguante em Escorpião, não se começa nada agora. Depois de cumprir com as obrigações, aproveite para meditar. Assuntos espirituais estão favorecidos, a paz no coração pode mostrar o caminho certo. A sinceridade combinada com gentileza e carinho pode desfazer qualquer mal entendido nas relações em geral. Procure deixar a vida fluir com atividades prazerosas.

ESCORPIÃO

Conte com mais profundidade para diálogos esclarecedores e soluções conclusivas. A Lua minguante continua em seu signo e hoje se combina com Júpiter e Netuno: dia bom para abrir o coração, deixar pra trás algo que o incomoda, investir em tratamentos e terapias. Se você esperava um bom momento para conversar com alguém e expor seus sentimentos, pode aproveitar. A energia é de cura, conciliação e restauração. Aproveite para desapegar-se, cultivar programar passeios em lugares amplos.

SAGITÁRIO

Período ideal para se libertar de algo que o prende, jogar fora o que está em desuso, tomar iniciativas, decisões e promover limpezas em casa. Conte com disposição e entusiasmo para tal! Em plena Lua minguante, o período é bom também para demonstrar mais sensibilidade. Depois do dever cumprido, vale descansar, refletir e espairecer. A Lua se combina com Júpiter, uma caminhada, dança ou atividade física pode renovar as energias. Atividades de cunho mais introspectivo também estão favorecidas.

Leia mais:  Horóscopo do dia: previsões para 24 dezembro de 2019

CAPRICÓRNIO

Alimente-se com novas informações, procure conectar-se com as soluções e os movimentos de vanguarda. Com a Lua minguante em Escorpião, aproveite para colocar os pingos nos is, concluir de vez velhos assuntos. É bom se recolher também, cultivar o equilíbrio emocional. Inspiração, criatividade, imaginação e fantasia fluirão livremente se você se permitir relaxar. Aproveite também para estipular as próximas metas com mais otimismo. Mas vale aguardar para ativar as novas ideias a partir do dia 24, com a Lua nova.

AQUÁRIO

Assuntos de cunho espiritual ou transcendental continuam em destaque, enquanto assuntos de ordem material se tornam menos importantes. Você vive o final de um ciclo lunar e solar. Procure reservar tempo para se afastar dos ruídos da cidade, ouvir música suave, inspirar-se com as artes, as pessoas que ama e assuntos transcendentais. Atividades altruístas, terapias, relaxamento, meditação e o contato com a natureza são muito bem-vindos. Tempo ideal para análises, reflexão e importantes compreensões.

PEIXES

Período ideal para movimentar a energia estagnada, deixar algo velho para trás e abrir espaço para as novidades. A Lua minguante em Escorpião é propícia para cura, o rejuvenescimento, a revitalização e os cuidados com a saúde. Compreensões profundas o ajudam a superar os problemas mais urgentes e a solucionar o que vem se arrastando. Bom período para colocar a casa em ordem, promover faxinas, reciclagens, limpezas externas e internas. Programe para hoje algo que o faça sentir-se bem. Você merece!

Para além do horóscopo do dia :

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana