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Snap acusa Facebook de concorrência desleal em investigação sobre antitruste

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Snap deu declarações duras sobre políticas do Facebook.

 

Muitas empresas estão conversando com a Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos (FTC) como parte de uma investigação antistruste sobre práticas do Facebook . Os concorrentes da rede social detalham táticas agressivas da empresa de Zuckerberg . Entre eles a Snap, criadora do Snapchat , tem críticas duras para dizer aos investigadores.

A equipe judicial da Snap mantém há anos um documento sobre as formas que o Facebook encontrou para impedir a ascensão dos negócios da empresa. Segundo o dossiê, apelidado de "Projeto Voldemort", a empresa de Zuckerberg fez várias ações que se qualificam como concorrência desleal, entre as quais desestimular influenciadores de mencionar a Snap em suas contas de Instagram e, de acordo com suspeitas dos executivos da concorrente, impedir que conteúdo da Snap aparecesse no Instagram.

Segundo eles, o Instagram dizia que os influenciadores perderiam o selo de verificação azul de suas contas se mencionassem o Snap, além de impedir buscas com termos relacionados à concorrente no Instagram e Facebook . Mais que isso, o "Projeto Voldemort" menciona uma regra, criada em 2016, que impedia usuários de criar links para seus perfis no Snapchat .

A investigação da FTC está a indo a fundo nas práticas do Facebook . Além de falar com concorrentes, o órgão contatou startups que faliram depois de terem o acesso à rede social cortado, além de contatar também empresas compradas pela gigante do Vale do Silício .

As conversas demonstram que a FTC "está montando um quadro do que pode ser um padrão de comportamento que envolve bloquear a concorrência", disse Gene Kimmelman, assessor sênior da Public Knowledge, uma organização de defesa do consumidor que se concentra em questões de tecnologia .

Enquanto isso, dentro do Facebook , fontes disseram que a empresa está preocupada com as revelações que possam surgir das bocas dos concorrentes e, por isso, pensam em maneiras de melhorar o relacionamento com outras empresas.

Onavo

Um dos principais focos de discussão da FTC é a compra de uma pequena empresa de proteção de dados chamada  Onavo pelo Facebook em 2013. Após a aquisição, suspeita-se que a empresa pode ter captado dados dos usuários a partir do app de VPN da Onavo, que supostamente deveria ser usado para proteger as informações.

Divulgação

Empresa de Zuckerberg é acusada de concorrência desleal.

 

Em 2017, dados da Onavo foram citados frequentemente em pacotes de pesquisa e estratégia internos da empresa, de acordo com ex-empregados e documentos internos do Facebook. O aplicativo foi, então, desativado.

Além disso, o Onavo permitia que o Facebook acessasse dados estatísticos sobre seus concorrentes, o que classificaria a ação como concorrência desleal. Ex-empregados disseram que em determinados momentos a empresa de Zuckerberg conseguia ver dados específicos como quantidade de mensagens enviadas pelos usuários do Snap ou tempo dedicado em cada função do aplicativo, graças ao Onavo.

Compra de empresas pelo Facebook

Outro foco da investigação é determinar se Mark Zuckerberg , presidente-executivo e do conselho do Facebook , adquiriu ou tentou adquirir startups que ele temia que pudessem se tornar concorrentes mais tarde, de acordo com pessoas familiarizadas com a investigação.

Aqui, o caso do Snap aparece mais uma vez em evidência, visto que o Facebook tentou adquirir a empresa, porém os executivos não aceitaram a proposta. Depois, o gigante das redes sociais copiou funções da concorrente, como Stories , e vimos a decadência da Snap acontecer gradualmente.

A porta-voz do Facebook disse que os consumidores ganham mais escolhas quando duas empresas oferecem serviços e recursos semelhantes.

Fonte: IG Tecnologia

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Inteligência artificial recria jogo de Pac-Man do zero

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Pac-Man inteligência artificial
Unsplash/Sei Kakinoki

Pac-Man é recriado por inteligência artificial


Pesquisadores da Nvidia , empresa influente no mercado de computação visual, desenvolveram um sistema de inteligência artificial capaz de recriar o jogo Pac-Man a partir somente de análises visuais do game em execução. Em comemoração aos 40 anos do jogo, a companhia produziu uma versão do produto original que deve ser disponibilizada ao público em breve.

A reprodução, no entanto, ainda não é perfeita. Como mostra um vídeo publicado pela Nvidia, as imagens do jogo são borradas e o sistema não conseguiu capturar com precisão os comportamentos específicos dos fantasmas. Cada um deles é programado com diferentes características que determinam seus movimentos no game.

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Ainda assim, o projeto da Nvidia conta com a dinâmica básica do Pac-Man : o jogador deve comer os pontos, evitar os fantasmas e comê-los nas situações apropriadas, além de tentar não morrer. 


O programa responsável pelo produto é chamado de GameGAN. O termo GAN faz referência a redes generativas adversariais, uma tecnologia aplicada a processos de machine learning (aprendizado de máquina). O sistema conta com duas redes neurais: uma delas tenta replicar o jogo a partir dos dados visuais obtidos, a outra compara o resultado com a fonte original.

Se as informações geradas pela máquina e o modelo base não corresponderem, o sistema descarta os dados incongruentes e repete o processo para aperfeiçoar o produto com base nos feedbacks gerados na tentativa anterior. A ideia é fazer ajustes continuos até que o resultado apresente a maior similaridade possível com o original.

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Para produzir a versão comemorativa de Pac-Man , a inteligência artificial da Nvidia foi exposta a 50 mil clipes de execução do jogo. “Ele [o sistema] aprende todas essas coisas apenas assistindo”, disse Rev Lebaredian, vice-presidente de tecnologia de simulação da Nvidia,em entrevista a jornalistas. “É como se um programador humano pudesse assistir a muitos episódios do Pac-Man no YouTube e inferir quais são as regras dos jogos e reconstruí-las”, completou.

Módulo de memória

Sistemas de inteligência artificial capazes de gerar mundos virtuais, como jogos eletrônicos, não são novidade. O modelo da Nvidia, no entanto, apresenta um diferencial: os pesquisadores da empresa introduziram um “módulo de memória” que permite à ferramenta armazenar o mapa interno do jogo.

Isso ajuda o modelo a reproduzir mapas consistentes, uma qualidade fundamental para recriar os labirintos do Pac-Man. Os módulos de memória ainda ajudam a máquina a distinguir elementos estáticos do jogo, como os labirintos, dos elementos dinâmicos, como os fantasmas.

Alguns processos, no entanto, ainda precisam ser melhorados. Em entrevista a jornalistas, Sanja Fiedler, diretor do laboratório de pesquisa da Nvidia em Toronto, no Canadá, disse que, para obter os clipes necessários para o treinamento da máquina foi preciso recorrer a outra solução de inteligência artificial capaz de jogar Pac-Man e gerar os dados.

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A máquina, no entanto, apresentou um desempenho tão bom que quase nunca morreu. Isso dificultou que o GameGAN capturasse detalhes das dinâmicas e situações do jogo em que o jogador falha em se manter vivo.

Os pesquisadores da Nvidia reforçam que a recriação de Pac-Man mostra como a inteligência artificial pode ser uma ferramenta importante para o design de games no futuro. Desenvolvedores poderiam, por exemplo, aplicar um de seus games a uma inteligência artificial e usar o sistema para criar variações do jogo ou mesmo novos níveis e desafios. “Você pode usar isso para misturar diferentes jogos”, disse Sanja Fidler.

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Passando muito tempo no YouTube? Conheça a ferramenta que ajuda a diminuir o uso

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YouTube permite definir lembrete para interromper reprodução


Com a reprodução automática do YouTube , é bastante normal que os usuários percam a noção do tempo ao começar a ver vídeos sem parar. Para tentar resolver isso, a plataforma agora permite definir um lembrete para ser avisado quando é hora de dormir, por exemplo.

É possível escolher o horário de início e de término da visualização do conteúdo no menu ‘Configurações’. Além disso, a funcionalidade permite definir quando o lembrete para interromper a reprodução deve aparecer – se durante o vídeo ou após o término. Independente da escolha, o usuário pode ignorar a notificação e continuar a assistir a um vídeo – ou dez, se preferir.

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A implementação do recurso faz parte da expansão das opções de gerenciamento de tela e bem-estar digital que a empresa trouxe para a plataforma há algum tempo. Dentre as funcionalidades integradas nos últimos dois anos, estão as estatísticas de exibição do conteúdo diário e semanal, possibilidade de desativar notificações do aplicativo em certos momentos do dia e exibição do total de minutos gastos no aplicativo.

A opção de lembrete para interromper a exibição de vídeos no YouTube está disponível para iPhone ( iOS ) e Android  desde quarta-feira (20). Nos próximos dias, a plataforma deve disponibilizar a novidade para outros dispositivos com acesso ao serviço.

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