Cuiabá

SUGESTÃO DE PAUTA – Final da 3ª edição do Concurso será na quarta-feira (30)

Publicado

A etapa final do 3º Concurso Delícias da Alimentação Escolar será na próxima quarta-feira (30), às 18h, no Hotel Fazenda Mato Grosso. De um total de 111 receitas inscritas, oito foram selecionadas para a etapa final.

O Concurso Delícias da Alimentação Escolar criado pela Prefeitura de Cuiabá e executado pela Coordenadoria de Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação tem como objetivo divulgar as melhores receitas culinárias elaboradas pelos Técnicos de Nutrição Escolar (TNEs) da rede municipal de Educação.  

Na etapa eliminatória, os pratos inscritos foram avaliados segundo os critérios originalidade e criatividade (receitas que não se assemelham às já existentes no cardápio da alimentação escolar), uso de ingredientes da alimentação escolar e presença de ingredientes regionais. Agora, na etapa final, os jurados observarão ainda o visual, aroma, sabor, criatividade e harmonia do prato.

Cinco jurados irão avaliar os oito pratos finalistas, Ariane Malouf, proprietária e chef do restaurante Mahalo Cozinha Criativa, considerado o melhor do Centro-oeste em 2016 e 2019 pela revista Prazeres da Mesa; Débhora Padilha, agrônoma e economista, digital influencer, autora e administradora da página XPIA DICA CUIABÁ; Fábio Cruz, representante do grupo Caçarola dos Chefs e coordenador do ENCHEFS Mato Grosso deste ano; Benedito Donizete de Morais, o Pescuma, jornalista, poeta, cantor, músico e apresentador do programa É Bem Mato Grosso e Maria Sineide Neres dos Santos, nutricionista, especialista em saúde pública e assessora da diretoria de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Leia mais:  Representantes de Lucas do Rio Verde conhecem Diretoria de Licitações e Contratos de Cuiabá

A coordenadora de Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Ana Domingas da Silva falou sobre o concurso. “É o reconhecimento do trabalho realizado pelos Técnicos de Nutrição Escolar, fundamental para que os nossos alunos tenham uma alimentação adequada, saborosa e saudável, além disso, é um incentivo para que esses profissionais continuem aprimorando seus conhecimentos”, disse.

 

Premiação 

As TNEs vencedoras receberão, no 1º lugar, uma smart TV de 42”; 2º lugar, um notebook e 3º lugar, um smartphone. Todos os profissionais inscritos no concurso receberão certificados de participação de 10 horas, e uma touca personalizada do evento.

 

Confira a lista das oito receitas finalistas e suas criadoras:

. Eulália da Silva Botelho com a receita Rolê de frango com molho de queijo – Creche José Luiz Borges Garcia

. Fátima Ribeiro de Jesus com a receita de Espaguete de abobrinha ao molho de frango –  EMEB Prof. Rafael Rueda

. Gislaine Paula de Carvalho, com a receita de Nhoque de beterraba com molho de frango – EMEB Dep. Ulisses Silveira Guimarães

Leia mais:  Inscrições para processo seletivo da Agricultura terminam amanhã

. Izabel Valle de Miranda Silva com a receita de Farofa de maçã – Creche São Mateus

. Luzia Marques do Carmo com a receita de Almôndegas Nutritivas ao molho – Creche Josefa Catarina de Almeida

. Mariza Antônia de Barros com a receita ‘Pintadoada’ – Creche Francisco Santana

. Mayara Karoline R. de Souza com a receita de Escondidinho de grão de bico com carne seca – Creche Edna Catharina Perri

. Patrícia da Silva, com a receita de Caldinho de abóbora enriquecida – CMEI Névio Lotufo

 

Serviço

Final do 3º Concurso Delícias da Alimentação Escolar

Data: quarta-feira, 30 de outubro

Hora: 18 horas

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Cemitérios públicos estarão com os portões abertos desde as 6h no Dia de Finados

Publicado

por

Em decorrência a celebração do Dia de Finados, os cemitérios municipais terão seus horários de funcionamento alterados, no próximo sábado (02). Para receber os visitantes que procuram os locais para orar e homenagear em memória dos falecidos, os espaços estarão com as portas abertas desde as 6h e fecham às 17h. O período é válido aos seis cemitérios públicos do perímetro urbano, além dos outros cinco da zona rural.

Durante todo o dia, os munícipes serão recepcionados por funcionários, que entregarão flores, água e panfletos com orientações sobre como evitar a criação de focos do mosquito Aedes aegypti nos jazigos dos cemitérios. Na data, também estarão disponíveis a instalação de tendas, banheiros químicos e será ofertado um café da manhã. A programação terá também a celebração de missas.

Visando assegurar uma estrutura adequada para receber o público, a Prefeitura de Cuiabá está, desde segunda-feira (28), trabalhando na preparação das áreas. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Serviços Urbanos e devem seguir ao longo de toda a semana. Neste intervalo, uma força-tarefa foi montada, garantindo a realização de todas as ações de zeladoria.

Leia mais:  Prefeitura divulga data de desembolso de projetos de literatura, artes cênicas e artes visuais

Somados com os cinco da área rural (Sucuri, Bandeira, Coxipó do Ouro, Guia e Aguaçu), o Município é o responsável direto pela administração dos cemitérios do São Gonçalo, Despraiado e Pascoal Ramos. Já os cemitérios da Piedade, Porto e Coxipó da Ponte estão com a coordenação cedida à Empesa Cuiabana Administradora de Cemitérios.

“Esse é um momento especial àqueles que preservam essa tradição. Por isso, montamos um planejamento que tem nos permitido executar um trabalho completo. Estamos fazendo todo serviço de poda de árvores, capinação, varrição e pintura. São ações que possibilitam que as pessoas possam ter um espaço bem zelado e prestem as homenagens aos seus entes queridos com tranquilidade”, explica o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

SUGESTÃO DE PAUTA: 5ª edição do projeto da Prefeitura de Cuiabá comemora o dia nacional do livro com incentivo à leitura

Publicado

por

O Dia Nacional do Livro está sendo comemorado em Cuiabá com uma programação especial. A partir desta terça-feira (29) até a próxima quinta-feira (31), das 8h às 17h, a Prefeitura de Cuiabá e a Secretaria Municipal de Educação, por meio das Bibliotecas ‘Saber com Sabor’, realizam o projeto Livro Esquecido. Aproximadamente 2 mil exemplares de diversos gêneros e autores estarão sendo propositalmente ‘esquecidos’ em vários pontos da cidade, incluindo praças, parques, pontos e terminais de ônibus, com grande circulação de pessoas. O objetivo é levar conhecimento, cultura, lazer e entretenimento aos cuiabanos, de todas as idades.

A ideia é inspirada no conceito de Bookcrossing, criado nos EUA no começo dos anos 2000, explica a coordenadora das Bibliotecas Comunitárias ‘Saber com Sabor’, Edvair Pereira Alves. “Esse conceito combina leitura e urbanidade, convidando os leitores a deixarem livros em locais diferentes, pela cidade, para que outras pessoas possam encontrar, ler e voltar a abandoná-los, numa espécie de cadeia em favor do acesso à leitura. Existem diferentes versões do Bookcrossing espalhadas por cidades do Brasil e do mundo, incentivando crianças, jovens e adultos a ler”, contou Edvair Alves.

Leia mais:  Prefeitura divulga data de desembolso de projetos de literatura, artes cênicas e artes visuais

Em Cuiabá, o projeto Livro Esquecido está na sua quinta edição e já foi realizado em vários formatos todos oportunizando aos cuiabanos, documentários, romances, livros de suspense e ficção, autoajuda, bíblicos, religiosos, de poemas e poesias, escolares, sobre profissões e uma infinidade de áreas. “Os livros são doados pela sociedade e nosso objetivo é atingir o maior número de pessoas nos quatro cantos da cidade para que possamos diversificar os meios de incentivo à leitura; propiciar o acesso e a democratização da informação e promover a formação do indivíduo, o resgate da cidadania, da autoestima e da interação social”, salientou a coordenadora.

Nesse período, nas Bibliotecas Comunitárias dos bairros Pedra 90, Santa Izabel, Cidade Verde e Osmar Cabral, estarão acontecendo atividades culturais com leituras, contação de histórias, desenho e pintura e, aqueles que quiserem doar livros, podem procurar uma das seis Bibliotecas “Saber com Sabor” ou pontos de leitura, localizados na sede da Secretaria Municipal de Educação, ou na Biblioteca Consciente, no Distrito do Aguaçu.

 

Saiba mais

Leia mais:  Políticas Públicas efetivas são temas de debate durante a XII Conferência Municipal de Assistência Social

O Dia Nacional do Livro (29 de outubro) é a data de aniversário de fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil.

 

Serviço

Comemoração do Dia Nacional do Livro

Datas: 29, 30 e 31 de outubro

Locais: Praças, parques, pontos e terminais de ônibus e outros

Horário: 08h às 17h

Atividades Culturais: Bibliotecas Comunitárias dos bairros Pedra 90, Santa Izabel, Cidade Verde e Osmar Cabral

Locais: Proximidades da Praça 08 de Abril e Praças Rachid Jaud, Popular, Ipiranga, Maria Taquara, da República, Bispo, Santos Dumont, da Mandioca, Praça Cultura CPA III, Presidente Costa e Silva/Popular, das Lavadeiras, da Lixeira, dos Motoristas e Orla do Porto. E ainda nos Parques da Nascente, na Morada do Ouro II, da Família, no bairro Bela Vista, Mãe Bonifácia, Massairo Okamura, Zé Bolo Flor, Tia Nair e das Águas.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana