Momento Agro

“Temos de assumir nossa vocação de potência agroambiental global”

Publicado

“Temos que, efetivamente, assumir nossa vocação de potência agroambiental global”

 

“A promoção da agricultura empreendedora, da agricultura inovadora, da agricultura inclusiva, é também a promoção do meio ambiente”

 

“Os produtores estão cientes de que a sustentabilidade de sua produção afeta a aceitação dos seus produtos nos mercados externos”

 

“A ampliação do volume de investimento estrangeiro no Brasil é fundamental. Existem oportunidades ao longo de toda a cadeia do agro”

 

“O governo brasileiro vê com bons olhos todo investimento voltado para a diversificação da produção nacional”

 

“Cabe igualmente destacar a importância da ampliação dos investimentos em inovação no campo”

 

“O setor privado precisa ser visionário e explorar proativamente as inúmeras oportunidades que se apresentam ao longo das cadeias produtivas”

 

“A conclusão dos acordos recém-fechados pelo Brasil com União Europeia e EFTA é um sinal claro à comunidade internacional de que o Brasil está aberto ao mundo”

 

“Devemos seguir buscando incansavelmente nossa inserção competitiva no mundo”

 

“Tenho a confiança de que, juntos, continuaremos a construir um agro que traga prosperidade para a sociedade brasileira e nossos parceiros no mundo”

 

Informações à imprensaCoordenação-Geral de Comunicação
[email protected]

Comentários Facebook
Leia mais:  Estoques trimestrais de soja vem abaixo do esperado pelo mercado e preços disparam
publicidade

Momento Agro

IPPA/CEPEA: Pecuária e grãos elevam IPPA/Cepea em outubro

Publicado

Cepea, 14/11/2019 – Entre setembro e outubro de 2019, o IPPA/Cepea (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários) subiu 2,5%, em termos reais. O Índice foi impulsionado pelo IPPA-Grãos/Cepea, que subiu 3,8%, e pelo IPPA-Pecuária/Cepea, que aumentou 2,7%. Em movimento contrário, o IPPA-Hortifrutícolas/Cepea caiu 8,4%. Segundo pesquisadores do Cepea, os produtos individuais que impulsionaram o Índice de grãos entre setembro e outubro foram o milho e a soja. Para o IPPA-Pecuária/Cepea, a elevação esteve atrelada ao boi gordo, ao suíno vivo e aos ovos. Já os produtos que pressionaram o Índice dos hortifrutícolas foram a banana, a batata e o tomate. Fonte: Cepea – www.cepea.esalq.usp.br

Fonte: CEPEA

Comentários Facebook
Leia mais:  A chuva persiste em algumas regiões do País. No Centro Oeste calor e baixa umidade do ar
Continue lendo

Momento Agro

Declaração de líderes do Brics reforça importância da sustentabilidade no setor agrícola

Publicado

Reunidos durante a XI Cúpula do Brics, os chefes de Estado dos cinco países aprovaram a nesta quinta-feira (14) a Declaração de Brasília, com as principais decisões do grupo. Na área da agricultura, o documento reconhece a importância da cooperação entre os países e da gestão sustentável dos recursos naturais e destaca que o comércio no bloco deve se basear na ciência e na tecnologia. 

“Na condição de líderes mundiais na produção de produtos agrícolas e lar de grandes populações, destacamos a importância da cooperação do Brics na agricultura.Reconhecemos a importância da agricultura de bases científicas e do uso de TICs para essa finalidade. Sublinhamos a necessidade de garantir segurança alimentar, qualidade sanitária dos alimentos, combater a desnutrição, eliminar a fome e a pobreza por meio do aumento da produção agrícola, da produtividade, da gestão sustentável dos recursos naturais e do comércio agrícola entre os países do Brics”, diz o documento.

A Declaração de Brasília também traz o comprometimento em implementar os resultados da COP 14 da Convenção das Nações Unidas para o Combate à desertificação (UNCCD) para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15.3 (uso sustentável dos ecossistemas terrestres) até 2030, de combate à desertificação, recuperação de terras e solos degradados, e “lutar para alcançar um mundo neutro em termos de degradação da terra”. 

Os líderes se comprometeram com a implementação do Acordo de Paris e pediram o apoio dos países desenvolvidos para ampliar a prestação de assistência financeira, tecnológica e de capacitação aos países em desenvolvimento para apoiar ações de mitigação e adaptação. Outro resultado foi a criação da Aliança Empresarial de Mulheres do Brics, que visa a aumentar o papel das mulheres como impulsionadoras do crescimento econômico, contribuindo para o empoderamento econômico das mulheres nos cinco países. 

A Declaração conjunta também cita a 9ª Reunião de Ministros da Agricultura do Brics, realizada em setembro, em Bonito (MT), que reconheceu a importância da agricultura sustentável e o papel da biotecnologia para o aumento da produtividade,

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participou das sessões plenárias, encontros bilaterais e fórum empresarial. Ontem (13), o Brasil e a China firmaram acordos sanitários para que o Brasil exporte melão para o país asiático, que poderá vender pera para o mercado brasileiro. 

Leia mais:  Estoques trimestrais de soja vem abaixo do esperado pelo mercado e preços disparam

Presidida pelo presidente Jair Bolsonaro, a XI Cúpula do Brics foi realizada em Brasília nesta quarta-feira (13) e quinta-feira (14). O evento reuniu o presidente Vladimir Putin (Rússia), o primeiro-ministro Narendra Modi (Índia), o presidente Xi Jinping (China) e o presidente Cyril Ramaphosa, da África do Sul. Ao final do encontro, o Brasil entregou a presidência rotativa do bloco para a Rússia. 

Informações à imprensa
[email protected]

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana