Momento Pet

Tudo que você precisa saber antes de viajar de avião com o pet

Publicado

source

Os animais de estimação ganharam um papel de maior protagonismo com o passar do tempo. Hoje, muitos acompanham os donos para onde eles forem. Sabendo disso as companhias aéreas se adequaram à nova realidade e passaram a oferecer espaço nos voos para os animais de estimação. Mas, as regras para animais são diferentes e mais rígidas. 

cachorro no avião arrow-options
Shuttersock

Para viajar de avião com o pet é preciso seguir vários passos

Leia também: Vai fazer uma viagem internacional com seu pet? Atente para as regras

Carlos Cortez, Diretor de Marketing da Allianz Travel, empresa líder na oferta de seguro viagem, explica que “hoje é muito comum e viável voar com cães e gatos, mas é preciso cumprir as exigências impostas por cada empresa”.  Segundo ele, é importante estar ciente de alguns pontos para viajar de avião com o pet . São eles: 

Atestado de saúde

A maioria das companhias aéreas exige um atestado de saúde, mais conhecido como Certificado de Inspeção Veterinária. Esse documento garante que o animal está em condições para viajar e deve ter a assinatura de um veterinário registrado no Conselho Regional de Medicina. A emissão pode ser feita até 10 dias antes da data da viagem, mas é preciso ficar atento porque há prazo de validade. 

Documentos exigidos

Além do atestado de saúde, que tem validade, são exigidos outros documentos. Os principais estão listados a seguir: 

  • O principal documento exigido é a carteira de vacinação em dia;
  • Cada país tem requisitos próprios para autorizar o ingresso de cães e gatos no seu território. Por isso é necessário entrar em contato com a embaixada/consulado do país de destino e pedir ao médico-veterinário os atestados solicitados;
  • Para viagens internacionais, algumas outras documentações são necessárias como o Certificado de Aclimatação, que atesta que o animal pode ser exposto a temperaturas extremas (quente ou fria) sem prejudicar a saúde;
  • Passaporte do animal: o Ministério da Agricultura emite, gratuitamente, um documento para livre trânsito do pet, que pode ser requisitada aqui;
  • Apresentação de comprovante de idade do animal. A maioria das companhias aéreas só aceita transportar animais com mais de oito semanas de vida.

Custo adicional

É preciso pagar uma passagem também para o animal. O custo adicional normalmente é fixo para os pets que vão na cabine e variável para transporte no compartimento de cargas da aeronave. 

Caixa de transporte

cachorro sendo colocado no compartimento de carga do avião arrow-options
Shuttersock

O animal pode viajar na cabine do avião junto com o dono ou em uma área especial do compartimento de cargas da aeronave


O que vai determinar se o pet vai viajar na cabine junto com o dono ou em uma área especial do compartimento de cargas são as dimensões e o peso da caixa de transporte somados ao peso do animal. As regras de limite variam de acordo com cada companhia aérea, mas em todas a caixa de transporte é exigida. 

Leia também: Vai viajar de avião com o pet? Confira dicas para comprar a caixa de transporte

Restrição de raças

De vez em quando surge na mídia um caso de um cachorro de raça que tem o focinho diminuído ou achatado que acabou morrendo durante uma viagem de avião. Isso acontece porque esses cães correm risco de terem problemas respiratórios durante o voo. Exatamente por isso algumas companhias acabam optando por não aceitar pets de raças como pug e pitbull. 

Reserva com antecedência

Por último, vale ressaltar que o número de animais de estimação na cabine é limitado, então é necessário fazer a reserva com antecedência para garantir o lugar do bichinho de estimação no avião

Fonte: IG PET
Comentários Facebook
publicidade

Momento Pet

Yorkshire fica preso em carro com temperatura de 50ºC é resgatado pela polícia

Publicado


source

No hemisfério norte já é verão e, por isso, as temperaturas esto subindo muito em certos países. Em Sevilla, na Espanha, alguns lugares estão batendo a casa dos 40ºC durante o dia. Infelizmente, muitas pessoas deixam seus pets no carro enquanto saem para fazer algo, e o animal pode acabar morrendo por causa do calor. 

Isso foi o que aconteceu com um cão da raça yorkshire durante esse período quente. O animal ficou preso dentro de um carro com a temperatura interna beirando os 50ºC. A polícia teve de ser chamada para resgatar o cachorro, quebrando a janela do veículo e retirando-o de dentro.

Janela de carro sendo quebrada para salvar cão
Twitter/ Emergencias Sevilla

Janela de carro sendo quebrada para salvar cão

Yorkshire dentro de carro quente
Twitter/ Emergencias Sevilla

Yorkshire dentro de carro quente

Quando a polícia falou com a dona do animal, que tem 49 anos, ela disse que não via problema nenhum em deixar o pet dentro do carro quente. Ela também foi acusada de não arcar com a saúde do cão, não dando as vacinas necessárias. Ele foi retirado da guarda da mulher depois do ocorrido, segundo a polícia de Sevilla.

Fonte: IG PET

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento Pet

Homem encontra solução perfeita para limpar cães após o passeio

Publicado


source

Alguns cães tem a mania de rolar na lama quando saem para passear, o que pode deixar os donos um pouco irritados. Um homem que mora em Leeds, na Inglaterra, parece ter encontrado a solução perfeita para que quando seus cães Oscar e Kenny voltem da rua, entrem limpinhos em casa.

Com aproximadamente o equivalente a pouco mais de 500 reais aqui no Brasil, Paul Rymer construiu uma área de banho própria para os cães na garagem, por conta própria. Com um mini chuveirinho para os animais, e uma plaquinha que contém os dizeres “Área de banho de Oscar e Penny”, o espaço tem apenas um metro de altura.

Cão dentro de chuveiro usando uma touca de banho
Reprodução/ Facebook

Homem encontra solução perfeita para limpar cães após o passeio

Paul comartilhou a foto de um dos cães no lugar em um grupo do Facebook. O animal aparece todo caracterizado usando uma touca de banho. Lá, o dono conta que construiu tudo usando apenas coisas que encontrou na internet. Alguns usuários aplaudiram a solução encontrada por ele e até comentaram coisas como “Ficou melhor do que o meu próprio chuveiro”.

Mini espaço com chuveiro em garagem
Reprodução/ Facebook

Área do banho de Oscar e Kenny



Fonte: IG PET

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana