Momento +

Vacinas contra a gripe enviadas à Cuiabá pelo Ministério da Saúde não foram suficientes para atender aos idosos

Publicado

A vacinação contra a Influenza em Cuiabá está comprometida. Somente nesta manhã de segunda-feira (23), vários postos de vacinação registraram baixas nas doses, dado a grande procura da população. Algumas unidades tiveram as vacinas esgotadas em cerca de 3 horas.

Conforme a Secretária de Saúde da prefeitura, o Ministério da Saúde repassou apenas 9,5 mil doses, sendo que mais de 46.000 eram destinadas para idosos e 21.000 para profissionais da Saúde, que representam o grupo de risco.

No posto de vacinação do bairro Leblon, por exemplo, 150 vacinas foram distribuídas.P or volta de 9h20, cerca de 80 idosos já tinham sido vacinados. Os responsáveis técnicos do posto avaliaram que elas acabariam ao meio-dia.

A situação não foi diferente na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Renascer. Após receberem 100 vacinas, todas já haviam sido esgotadas antes das 10h. A previsão é que no final da tarde, a unidade de saúde volte a ser reabastecida.

O posto de vacinação do São Gonçalo também registrou baixa. De acordo com uma atendente, que não quis se identificar, apenas 50 doses foram distribuídas no local. Elas acabaram por volta das 10h30. A mulher ainda afirma que a estimativa para receber mais vacinas será na quinta-feira (26).

Na contramão dos outros postos, o Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro Terra Nova teve sua vacinação esgotada nesta tarde – há cerca de 30 minutos. Contudo, o atendente ouvido pela reportagem não soube repassar quantas vacinas chegaram. Ele informou, no entanto, que os postos de vacinação próximo a região também estavam com baixas.

Outro lado

De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacinação foi suspensa e só retorna na próxima sexta-feira (27). De fato, poucas vacinas foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e elas acabaram.

Segundo a responsável técnica pela imunização, Sandra Horn a Secretaria de Saúde manteve o início da campanha sob a promessa de que mais doses chegariam hoje. Entretanto, a resposta do Ministério da Saúde é de que os novos lotes só chegam na próxima quarta-feira (25).

A vacinação foi dividida em três fases: a primeira, que seria a partir desta segunda-feira (23) e seguiria até 16 de abril, antes de ser suspensa. A vacinação englobaria os idosos com mais de 60 anos e profissionais da saúde pública e privada.

A segunda fase de 16 de abril a 9 de maio, para professores de escolas publicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, crianças de seis meses a menores de 06 anos, gestantes e puérperas (mulheres de até 45 dias após o parto) e povos indígenas.

A terceira, de 9 a 22 de maio, 3ª fase de 09 a 22/05 adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

Comentários Facebook
publicidade

Momento +

MT tem 1º caso de recuperação do coronavírus, mas número de infectados sobe para 25, segundo boletim desta terça-feira(31) da SES MT

Publicado

O boletim emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgado nesta terça-feira (31) apontou que Mato Grosso registrou o primeiro caso de paciente curado da Covid-19, o coronavírus. Porém, com sete novas ocorrências, o número de infectados sobe para 25. Dados da pasta indicam que 23 pacientes estão internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).

Os infectados, até o momento, estão majoritariamente concentrados em Cuiabá. A faixa média dos infectados é de 42 anos.

Dados do boletim da SES também apontam que há, pelo menos, 263 pessoas sendo monitoradas pelas Secretarias Municipais de Saúde por apresentarem sintomas de síndrome respiratória aguda grave.

Dos 25 pacientes que contraíram o vírus, quatro estão internados em UTI’s e quatro seguem na enfermaria. Dos casos suspeitos, 19 foram hospitalizados nas unidades de tratamento intensivo e 29 seguem na enfermaria.

Nacionalmente, o vírus já infectou 5.717, tendo registrado um total de 210 mortes. Com elevada capacidade de espalhamento, a Covid-19 tem apresentado, no Brasil, taxa de letalidade média em torno de 3,2%.

Medidas preventivas

Dentre as medidas preventivas que podem ser adotadas no combate ao coronavírus estão:

– Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel;

– Cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;

– Evitar aglomerações se estiver doente;

– Manter os ambientes bem ventilados;

– Não compartilhar objetos pessoais.

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento +

Tempo de integração de usuários do transporte coletivo em Cuiabá à partir desta quarta(1º) passa a ser de 2 horas

Publicado

A partir desta quarta (1º) de abril o tempo de integração dos usuários do transporte coletivo em Cuiabá passa a  ser de duas horas, um acréscimo de 30 minutos por viagem.

Como o transporte coletivo está funcionado com apenas 30%, a medida, segundo o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), evita prejudicar a  população, o tempo total de integração fica em duas horas, um acréscimo de 30 minutos por viagem.

“Cuiabá está com 30% da frota em circulação, enquanto Várzea Grande com 50%, o que ocasiona essa superlotação, principalmente nos horários de pico, que precisam fazer a integração. Acredito que com esse aumento do tempo, esse problema será solucionado”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.

Segundo levantamento, Cuiabá foi o único município que conseguiu atingir 92% de desistência dos usuários do transporte coletivo. Em dias normais, eram transportados 240 mil usuários, nesse momento já transportamos no máximo 18 mil usuários.

“O prefeito  Emanuel Pinheiro sempre reitera que  nesse momento de crise, temos de seguir medidas drásticas, para  garantia da vida, da saúde. Ficar em casa, manter o isolamento social é muito importante”, pontuou.

Com relação a orientação voltada especialmente para os idosos, é que eles continuem ficando em casa, sendo essa a melhor forma de prevenção. Apesar da gratuidade oferecida para esse público do transporte coletivo, sendo necessária apenas a apresentação do documento de identificação para comprovação da idade, fica difícil impedir que esse público faça uso do transporte.

“Nesse sentido, estaremos apresentando ao prefeito um plano de ação para colocar um agente em cada veículo, tanto da Semob como da Ordem Pública. Estamos trabalhando diuturnamente para garantir a saúde de todos. Vamos sair dessa tempestade com resultados exitosos. A Prefeitura de Cuiabá está trabalhando e pede a colaboração e compreensão de toda sociedade”, concluiu o prefeito Emanuel Pinheiro.

 

Com Assessoria

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana