Momento Cidades

Vereador Abilio pede abertura de comissão processante contra Toninho de Souza

Publicado

Nesta quinta-feira (07-11), foi protocolado na Câmara de Vereadores de Cuiabá pedido de abertura de Comissão Processante contra o vereador Toninho de Souza (PSD). Apresentado pelo vereador Abilio Junior (PSC), o pedido deve ser votado pelos demais parlamentares na próxima terça-feira (12-11).
Constam como justificativas para o pedido, o tratamento reportado por Toninho a Abilio, durante as sessões do parlamento cuiabano. “O vereador Abilio tem direito de fiscalizar as unidades de saúde, mas primeiro ele precisa se tratar para entrar em uma UTI. Se vocês observaram, Abilio é ‘perebento’. Olhando as mãos dele há perebas. Ele é um risco de transmissão de doença”, disse Toninho, em abril deste ano. Na ocasião, Abilio e outros vereadores tinham feito uma visita e doação de insumos ao Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá.
Na mesma sessão, em outro momento, Toninho teria dito que Abilio estaria com “demônios” no corpo. “Mas o senhor tem que ir além, tem que trazer um pastor aqui com o poderio de expulsar demônios, porque esse vereador (Abilio), o comportamento dele não é normal. Este vereador tem demônios no corpo. Ele, que frequenta a igreja, nem a igreja aguenta o comportamento do vereador Abilio”, proferiu Toninho.
Além de Toninho, Abilio disse que está reunindo documentações que comprovam situações ocorridas em plenário e proferidas a ele de maneira ofensiva, violenta e desonrrosa. “Por mais ofensivo que me parecesse, entendia que eram formas de os colegas parlamentares defenderem seus pontos de vistas, assim como eu os fazia. Agora, a partir do momento que eles consideram que a minha postura de ataque, de manifestação de pensamento e ideologias são ofensivas e quebram o decoro do parlamento eles devem considerar o mesmo dos demais vereadores que me xingaram, que me agrediram, que feriram a minha honra e a minha fé”, argumentou Abilio.
Vereador de primeiro mandato, Abilio tem conquistado muitos apoiadores, especialmente pelas redes sociais. Segundo ele, esse seria um dos motivos de tamanho cerco a sua atuação parlamentar. Além disso, recentemente, o PSC colocou seu nome como um dos possíveis a disputar o pleito ao Chefe do Executivo. Tudo por conta da grande popularidade adquirida por Abilio pelas ruas de Cuiabá, em virtude da sua atuação fiscalizatória.
“Eles não respondem aos nossos requerimentos, não atendem às nossas indicações e proibiram a gente de entrar nas unidades de saúde. Eles estão fazendo de tudo para ‘boicotar’ nossa atuação. Mas quanto mais eles batem, quanto mais eles nos atacam ou tentam nos calar, mais certeza eu tenho de que estou fazendo o certo. Mais certeza eu tenho de que estou do lado certo. E não vou recuar, muito menos desistir. Se quiserem me caçar, que façam, mas vou lutar até o último dia do meu mandato”, defendeu Abilio.
Além de Toninho, Abilio deve apresentar, nas próximas sessões, pedidos de abertura de Comissão Processante contra os vereadores: Adevair Cabral (PSDB), Chico 2000 (PR), Juca do Guaraná (Avante) e Renivaldo Nascimento (PSDB).
CASSAÇÃO
Abilio responde a um pedido de cassação feito pelo seu suplente Oséas Machado. Mas acredita que não deve ser cassado, em razão de os objetos que foram aceitos como justificativas para tal cassação, serem os mesmos dos quais ele apresenta contra os demais cinco parlamentares.
“Se eles me cassarem, vão ter de cassar a eles próprios, já que praticaram as mesmas condutas feitas por mim, se formos analisar o pedido de cassação contra mim”, ponderou Abilio. “O parlamentar tem o direito de se expressar na tribuna, de emitir a opinião e, muitas vezes, essas manifestações são mais acaloradas”, completou.
“Se eles me cassarem por isso, também deverão sofrer o mesmo tratamento. A não ser que a Câmara dê dois pesos e duas medidas para situações da mesma natureza. Ficaria muito claro que estaria dando um peso para quem é da oposição e outro peso para quem é da base. Eu não acredito nisso”, avaliou Abilio.

Dana Campos | Assessoria Vereador Abílioo Junior

Imprimir VoltarCompartilhar:  

</div

Comentários Facebook
publicidade

Momento Cidades

Ritmo da Bahia contagia foliões no terceiro dia do Carnaval da Gente

Publicado


Milhares de foliões sambaram no ritmo da Bahia durante a terceira noite do Carnal da Gente, na segunda-feira (24). Ao som da banda Tarraxinha, nascida no estado, os foliões relembraram sucessos que marcaram outras festas de momo e aproveitaram a estrutura completa oferecida pela organização. Na data também se apresentaram Rafa Garcia e Pagodão S.A.

 

O vocalista da Tarraxinha, primeira banda a se apresentar na noite, conta que já tocou em outras cidades de Mato Grosso e que vê muitas similaridades entre o público daqui e do Bahia, sua terra natal.

 

Para ele, a ideia de trazer grupos baianos à Capital ajuda a democratizar o carnaval. “O matogrossense de maneira geral gosta muito do carnaval de lá. Trazer grupos da Bahia para Cuiabá possibilita que aqueles que não poderão viajar no feriado também aproveitem a mesma energia.”

 

A auxiliar de serviços gerais, Guadalupe Campos, compartilha da mesma opinião. “Acabamos ficando sem muitas opções em Cuiabá, então se não fosse o Carnaval da Gente, a gente não teria onde pular.”

 

O evento, gratuito, acontece no Parque de Exposições Jonas Pinheiro. O espaço conta com 12 mil metros quadrados de área coberta, onde é possível proporcionar conforto e segurança aos participantes mesmo em dias chuvosos. 

 

 

“Neste ano nós temos um segundo componente que são os desfiles e a Orla do Porto não tem estrutura para isso, por isso decidimos fazer a experiência de trazer para o Parque de Exposições, em parceria com o Sindicato Rural.  É um espaço apropriado para receber grandes eventos e tem tudo para ser um local de muita folia até terça-feira”, explica o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

 

Na programação da terça-feira (25) o desfile dos blocos que disputam premiação total de R$ 100 mil começa às 18h30. 

 

No total, seis grupos participarão do desfile, no pátio a frente da arquibancada. São eles: Bloco Vaidade, Unidos do Carumbé’, Império de Casa Nova, Unidos do Araés e Melados e Boca Suja. Haverá ainda apresentação de abertura do ‘Bloco das Divas’ e ‘Bloco Plus Samba’.

 

O complexo organizado para a ocasião conta com espaço kids, área de shows, avenida de desfile de blocos, praça de alimentação, além de área específica para equipe de saúde, juizado infantil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A entrada será monitorada e vai contar com vistoria. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis. Além disso, não será permitida entrada com latas, garrafas, qualquer objeto perfurante e/ou cortante no local.

 

Programação Carnaval da Gente 2020:

 

Domingo (23), das 20h às 03h: Dj, Toq D’Prazer, Alex Maluf, Anselmo e Rafael, Erre Som e Dj.

 

 Matinê a partir das 17h.

 

Segunda-feira (24), das 20h às 03h: Dj, Pagodão S.A, Rafa Garcia, Banda Tarraxinha

 

Terça-feira (25), das 18h30 às 03h: Bloco das Divas, Plus Samba e desfile de blocos de carnaval (Vaidade, Unidos do Carumbé, Império de Casa Nova, Unidos do Araés, Melados e Boca Suja).

 

Serviço

 

O que: Carnaval da Gente 2020

 

Quando: de 22 a 25 de fevereiro, das 20h às 03h

 

Onde: Parque de Exposições Jonas Pinheiro

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento Cidades

Trabalho na Orla do Porto II entra na etapa de construção do muro de gabião

Publicado


A Prefeitura de Cuiabá segue avançando com a obra de requalificação da segunda etapa da Orla do Porto. Previsto para ser concluído no segundo semestre deste ano, o trabalho se encontra, neste momento, na etapa de construção do muro de gabião. No local, mais de 30 operários atuam diariamente na execução desta que é considerada a principal fase da obra, já que a estrutura é diretamente responsável pela estabilização do solo.

Conforme o cronograma da Secretaria de Obras Públicas, responsável pela coordenação das atividades, a previsão é de que esse serviço dure pelo menos mais 30 dias. Após a conclusão da edificação do muro, a equipe passa a operar no aterramento da área, seguindo para a construção do calçamento. A requalificação abrange o trecho, às margens do Rio Cuiabá, situado entre a Ponte Júlio Muller e o Cais do Porto.

“Essa é uma obra que, somado a recuperação e embelezamento da área, tem como grande objetivo tornar a orla do rio um local atrativo, potencializando o turismo natural. Para isso, estamos investindo um montante de aproximadamente R$ 3.7 milhões. Esse recurso é, em boa parte, oriundo do Ministério do Turismo, contando com uma contrapartida do Município”, explica o secretário de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.  

O projeto é conhecido como Orla do Porto II e foi elaborado pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), abrangendo a execução de uma série de atividades. A ideia é transforma o local em um novo ambiente de integração social, aproveitando-se da valorosa localização do espaço. Aliado a isso, a obra visa o fortalecimento do convívio da população com o Rio Cuiabá, considerado o maior patrimônio ambiental da cidade.

Ao longo de mais de 600 metros de extensão serão executados os trabalhos de implantação de calçadões para caminhada e contemplação, ciclovia, iluminação, arborização e adequação de acessibilidade. Além disso, o espaço contará com esculturas de personalidades regionais, área coberta por lonas tensionadas destinadas a feiras locais, espaço com aparelhos para atividades físicas ao ar livre e estacionamento.

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana