Momento Cidades

Vereador Luís Claudio defende destinação da verba indenizatória para combate à covid-19 em Cuiabá

Publicado


.
Câmara Municipal de Cuiabá

O parlamentar apoiou uma série de medidas discutidas na Câmara de Vereadores para amenizar os efeitos do novo coronavírus
Em reunião do colégio de líderes de vereadores, realizada logo após a suspensão dos trabalhos presenciais naCâmara Municipal de Cuiabá, foram discutidas várias medidas de minimização dos efeitos sociais e apoio às estratégias de saúde pública relacionadas ao crescimento da pandemia do novo coronavírus na capital.
Segundo o vereador Luís Claudio (PP), entre outras medidas, foi solicitado oficialmente ao Prefeito Emanuel Pinheiro a prorrogação, por 60 dias, do prazo para pagamento do IPTU. Também foi requerido junto à empresa concessionária de águas e esgotos de Cuiabá um desconto de 50% na taxa de esgoto. O parlamentar defendeu estas medidas como forma de aliviar os contribuintes e consumidores durante o período de crise que a população terá pela frente,em virtude das medidas restritivas e consequências provocadas pela covid-19 no município.&nbsp
Junto com outros líderes da Câmara, Luís Claudio que optou por não usar carro oficial durante seu mandato, foi favorável que os veículos disponibilizados para o trabalho parlamentar dos vereadores, fiquem à disposição da Secretaria Municipal de Saúde. Foi decido ainda, durante a reunião, que o prédio da Câmara poderá ser utilizado pela Prefeitura para eventuais necessidades como distribuição de alimentos, remédios e até para atendimento de pacientes, caso seja preciso,no período de pico local da doença previsto pelos órgãos de saúde pública.&nbsp
Luís Claudio também defendeu que todas as emendas impositivas dos vereadores e, também, a verba indenizatória que os vereadores recebem em função do trabalho externo que realizam, sejam encaminhadas para ações municipais de combate ao novo coronavírus.
“Estou destinando tanto as emendas impositivas quanto a verba indenizatória para ações de combate a covid-19 em nosso município. Sempre destinei a verba indenizatória e o meu salário de vereador, de maneira transparente, para ações sociais e programas voltados à comunidade, como o programa de combate a depressão que levamos para as escolas. Quero que estes recursos sejam aplicados na compra de equipamento, remédios, alimentos e no que for necessário. Não faço isto como propaganda indevida ou exploração política, não é hora para isto. É hora de cada um dar a sua contribuição para evitarmos a tragédia que assistimos em outras cidades do mundo, é hora de cada um fazer a sua parte para cruzarmos com segurança e solidariedade este momento de dificuldade pelo qual passa a humanidade”, afirmou o vereador Luís Claudio.

Paulo Wagner | Assessoria Vereador Luis Cláudio

Comentários Facebook
publicidade

Momento Cidades

Serviço de Vistoria Veicular foi suspenso por tempo indeterminado, em Várzea Grande

Publicado


.

01/04/2020    5

Em função do período de isolamento social, como medida de prevenção ao coronavírus – COVID-19, a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, suspendeu a ‘Vistoria Obrigatória’ nos veículos que operam com o transporte de pessoas taxis e vans escolares. O prazo para término da vistoria estava previsto para essa terça-feira (31).

Como explica o secretário da pasta, Breno Gomes, neste momento as atenções estão voltadas a saúde pública, e as medidas que estão sendo adotadas pelo poder público municipal, para a proteção e segurança da população, por isso resolvemos, suspender essa atividade por tempo indeterminado.

Breno Gomes lembra que as escolas também estão com as suas atividades paralisadas, por isso as vans escolares também não estão operando com esse serviço no município. Com relação aos transportes de passageiros – taxis – os proprietários de veículos devem adotar todas as medidas de segurança e higienização, dentre elas a distância de 1,5 metros entre passageiros que devem se sentar no banco traseiro e a limpeza de bancos, maçanetas, vidros e ar condicionado, com a utilização de álcool 70, sendo repetidas após cada corrida.

Para o secretário este é um momento de se evitar a aglomeração de pessoas e para que isso aconteça é melhor que quem puder fique em casa, mas havendo a necessidade de se locomover é melhor que faça levando em consideração todas as medidas adotadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, mantendo distanciamento e praticas de higienização.

Breno Gomes lembrou ainda a inspeção veicular é uma medida obrigatória prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), especificamente nos artigos 135º e 136º, que prevê a realização de inspeção veicular como requisito para exercer o transporte individual ou coletivo de passageiros em linhas regulares ou empregados em qualquer serviço remunerado.

“Os trabalhos estão apenas suspensos e assim que essa fase crítica passar estaremos retomando as atividades e a normalidade deste serviço, e iremos então anunciar uma nova data para a realização dos procedimentos. O selo de vistoria é uma condição para a renovação do Alvará para que os motoristas explorem o serviço de transporte neste ano de 2020”, pontuou o secretario. 

O titular da pasta de Serviços Públicos lembrou ainda que a determinação da prefeita Lucimar Sacre de Campos é pela segurança, pela saúde das pessoas então para os que não necessitam o distanciamento social é a mais importante ação no combate ao Coronavírus para se evitar a propagação não apenas desta, mas de outras doenças respiratórias como a Gripe Influenza entre outras.

 

Por: Katia Passos – Secom/VG

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento Cidades

Prefeito reforça diálogo com setores produtivos

Publicado


.

O prefeito Emanuel Pinheiro, reiterou na manhã desta quarta-feira (01), o diálogo com setores produtivos da capital. Por meio de três vídeo conferências, Pinheiro se reuniu com representantes dos shopping centers instalados na capital, com a Associação Comercial e Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso, além do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.

Mais uma vez, ele lembrou a necessidade da união de esforços frente ao trabalho preventivo à disseminação do Coronavírus.

“Todos somos responsáveis nesse momento de turbulência social. Por isso a importância da manutenção desse diálogo. Preciso ouvir críticas e as sugestões dos setores. A parceria é, mais do que nunca, fundamental. Precisamos ampliar o diálogo, ouvir os setores”.

O gestor destacou a importância das medidas, ainda que drásticas, para que a população entenda que todo sacrifício temporário é necessário. “Não temos uma medida mais emergencial do que fazer com que as pessoas permaneçam em casa, que garantam o isolamento social. As projeções apontam que o cenário mais preocupante de transmissão ocorrerá entre 10 de abril e 10 de maio e trabalhamos para evitar que Cuiabá chegue a esse pico. Nossos esforços são executados justamente para evitar esse cenário”.

Durante as discussões, Lorenna Bezerra, da Abrasel, reafirmou seu compromisso e apoio as ações já executadas e apresentou ao prefeito um planejamento elaborado para evitar a propagação do vírus, destinado aos funcionários e empresários, assim como para o público em geral.

Pinheiro anunciou ainda que está debruçado, juntamente com sua equipe, formatando ações a serem desenvolvidas para proteger à saúde e a vida da população. Até o momento, sete decretos já foram editados versando sobre a adoção de medidas preventivas.

“Literalmente estamos trocando o pneu com o carro em movimento. Não estávamos preparados para esse cenário. Posso pecar por excessos, mas jamais por omissão”, finalizou.

Participaram da reunião também o secretário de Governo, Lincoln Tadeu Sardinha e o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Misael Galvão.

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana