Momento Cidades

Vinicius Hugueney pede remanejamento de suas emendas para combate ao COVID-19

Publicado


.
Câmara Municipal de Cuiabá

O vereador Vinicius Hugueney (PP) solicitou, através de ofício, o remanejamento das Emendas Parlamentares Impositivas da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020, que pertencem a ele, para o combate do Coronavírus – COVID-19. O valor total das emendas é de R$ 570 mil.
O pepista quer que a solicitação seja atendida de forma urgente, em razão do estado de Calamidade Pública e de emergência de saúde pública, decorrente do crescente número de cidadãos contaminados pelo coronavírus.
“Nesse momento, é necessário tomar novas medidas emergenciais buscando diminuir os riscos que a pandemia traz a população cuiabana”, afirmou o vereador.
No ofício, Vinicius lembrou que destinou na Emenda Impositiva o valor de R$ 30 mil ao Hospital São Benedito, e pediu que não mexesse neste valor.&nbsp
Situação de emergência
O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) decretou situação de emergência no Município para fins de enfrentamento ao Covid-19 (novo coronavírus).
O prefeito assinou um decreto com uma série de proibições que passam a vigorar na Capital, como o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais de Cuiabá, incluindo shopping centers, bares, restaurantes, igrejas, academias, feiras livres, dentre outros.
Da assessoria vereador Vinicius Hugueney

Comentários Facebook
publicidade

Momento Cidades

Tempo de integração do transporte coletivo passa a ser de duas horas a partir desta quarta-feira (01)

Publicado


.

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que a partir desta quarta-feira, 1º de abril, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro na busca de soluções efetivas no enfrentamento ao coronavírus e tendo como premissa evitar prejudicar à população, que o tempo de integração dos usuários do transporte coletivo, passa a e a ser de duas horas, um acréscimo de 30 minutos por viagem. Por meio de decreto, a gestão municipal deliberou pelo veo ao transporte público, no período de 23 de março a 5 de abril, em decorrência do risco de disseminação do novocoronavírus. No entanto, medidas judiciais determinaram que o atendimento fosse garantido com 30% da frota em atividade.

De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, após a decisão judicial, ficou estabelecido o serviço seria retomado. Hoje, temos 110 veículos circulando e a nossa equipe de fiscalização não conseegue atender a toda demanda. Por isso, nós estamos atuando em conjunto com a Secretaria de Ordem Pública no que diz respeito à fiscalização.

Ele pondera ainda que outro fator que deve ser considerado é o fato de que “Cuiabá está com 30% da frota em circulação, enquanto Várzea Grande com 50%, o que ocasiona essa superlotação, principalmente nos horários de pico, que precisam fazer a integração. Acredito que com esse aumento do tempo, esse problema será solucionado”, pontuou Antenor.

O secretário fez questão de pontuar um grande avanço já alcançado pela Prefeitura. Segundo levantamento, a Capital foi o único município que conseguiu atingir 92% de desistência dos usuários do transporte coletivo. Em dias normais, eram transportados 240 mil usuários, nesse momento já transportamos no máximo 18 mil usuários.

“O prefeito  Emanuel Pinheiro sempre reitera que  nesse momento de crise, temos de seguir medidas drásticas, para  garantia da vida, da saúde. Ficar em casa, manter o isolamento social é muito importante”, pontuou.

Com relação a orientação voltada especialmente para os idosos, é que eles continuem ficando em casa, sendo essa a melhor forma de prevenção. Apesar da gratuidade oferecida para esse público do transporte coletivo, sendo necessária apenas a apresentação do documento de identificação para comprovação da idade, fica difícil impedir que esse público faça uso do transporte.

“Nesse sentido, estaremos apresentando ao prefeito um plano de ação para colocar um agente em cada veículo, tanto da Semob como da Ordem Pública. Estamos trabalhando diuturnamente para garantir a saúde de todos. Vamos sair dessa tempestade com resultados exitosos. A Prefeitura de Cuiabá está trabalhando e pede a colaboração e compreensão de toda sociedade”, concluiu o prefeito Emanuel Pinheiro.

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento Cidades

Cuiabá retoma vacinação contra Influenza na próxima quinta com “Drive Thru” e mais 101 pontos de imunização

Publicado


.

A Prefeitura de Cuiabá retomará a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza na próxima quinta-feira (02) com ‘Drive Thru’ e mais 101 pontos de imunização. Ao todo, a ação que visa evitar aglomeração/contágio do pelo Coronavírus (Covid-19), disponibilizará aos idosos e profissionais da saúde pública e privada um “Drive Thru” em cada ponto estratégico das regionais Leste, Oeste, Norte e Sul sendo eles: Shopping Pantanal, Shopping Estação, Universidade Federal de Mato Grosso (entrada pelo portão 1 – Coordenação de Segurança do Campus Universitário) e na Lagoa Encantada, situada no Bairro CPA III. Nestes locais a imunização terá início às 8h e serão vacinadas somente as pessoas que estiverem dentro dos automóveis.

Além disso, as doses de Influenza estarão disponíveis em mais 101 pontos da Capital, dos quais 93 são nas Unidades Básicas de Saúde incluído as da Zona Rural e mais oito pontos extras sendo eles: Escola Maria Luiza Prado Bastos no bairro Osmar Cabral, Escola Alina Tocantins no Cidade Alta, Colégio Adventista no Porto, Escola Professora Teresa Lobo, Escola Batista unidade Porto, Igreja Batista – Tijucal, Escola Maria da Glória no bairro Lixeira, CRAS do bairro Dr. Fabio I e II e Escola Estadual Ana Maria do Couto no CPA II.

De acordo com a diretora de Atenção Primária, Miriam Naschenweng, para toda a ação foram disponibilizadas cerca de 16 mil doses das 21 mil entregues pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira, 30. Cerca de 6 mil foram designadas para os drivers, e terá início às 8h e seguirá até durar o estoque. As 10 mil foram distribuídas para os 101 postos que farão as aplicações das 7h às 11h e das 13h às 16h30. As demais, segundo ela foram reservadas para os acamados que receberão as doses em casa ao longo da semana.

A estrutura terá, conforme destacou a diretora, o envolvimento de mais 400 servidores e, além dos parceiros já citados, contará com o apoio da Cruz Vermelha, Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar e Ordem Pública. “Nos organizamos da melhor forma possível a pedido do prefeito Emanuel Pinheiro para que a população busque a imunização sem aglomeração e com o máximo de conforto. E tivemos a grata satisfação de poder contar com as participações de parceiros que vão engrandecer ainda mais o evento”, frisou Naschenweng.

Ao todo Cuiabá deve vacinar 46 mil idosos e 21 mil profissionais da saúde pública e privada. Para Pinheiro, saber que esse público tão vulnerável poderá se imunizar com os riscos diminuídos de se contaminar com o Coronavírus é gratificante. “Estamos desenvolvendo uma série de medidas para evitar a disseminação do Coronavírus em Cuiabá e não poderia ser diferente na campanha contra a Influenza, especialmente na fase do nosso público mais vulnerável, que são os idosos e nossos profissionais da saúde. Por isso, determinei a imediata confecção de um plano de ação à equipe da Secretaria de Saúde, e o formato “Drive Thru”. O plano contra a aglomeração foi aprovado desde a semana passada, mas foi preciso aguardar os repasses de doses pelo Ministério da Saúde para implantar em Cuiabá. Conduto, recebemos um pouco mais de doses e poderemos avançar nesse enfrentamento diuturno que estamos fazendo contra o Covid -19”, explicou Pinheiro. 

CAMPANHA

Neste ano, a Campanha que normalmente é realizada na primeira quinzena de abril, foi antecipada pelo governo federal como estratégia para diminuir a quantidade de pessoas gripadas e, com isso, ajudar no diagnóstico de possíveis casos de coronavírus.

Ainda considerando esses cuidados, a vacinação será dividida em três fases: A 1ª de 23/03 à 16/04, com a vacinação para os idosos (60 anos e mais), profissionais da saúde pública e privada. 2ª fase de 16/04 à 09/05 professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. 3ª fase de 09 à 22/05 para crianças de seis meses a menores de 06 anos, gestantes e puérperas (mulheres de até 45 dias após o parto) e povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 à 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 à 59 anos. 

A vacina previne contra três tipos de influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e Influenza B.

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana