Momento Tecnologia

WhatsApp bane contas de diversos tatuadores brasileiros sem explicação

Publicado

Olhar Digital

whatsapp arrow-options
shutterstock
WhatsApp bane vários tatuadores sem se justificar


O WhatsApp baniu as contas de diversos tatuadores pelo Brasil. Nas últimas duas semanas, vários profissionais desse segmento se manifestaram afirmando que suas contas no aplicativo haviam sido aleatoriamente banidas, sem qualquer explicação.

Os tatuadores estão preocupados com o prejuízo causado pela dificuldade de comunicação com seus clientes, além da preocupação com a própria imagem, por ter a conta bloqueada pelo aplicativo .

Leia também: WhatsApp bane 2 milhões de contas por mês, mas isso não é o suficiente

O WhatsApp estaria banindo as contas por uma suposta violação aos termos de serviço , porém sem informar qual seria o problema, e sem qualquer aviso prévio ou possibilidade de manifestação de defesa do usuário.

Um dos tatuadores (que preferiu não se identificar), possui mais de 100 mil seguidores no Instagram e está promovendo um seminário internacional, que vai contar com diversos profissionais da área, de todo o mundo. O problema é que sua conta de WhatsApp , vinculada ao telefone de contato divulgado em todos os meios de comunicação, foi banida, gerando um prejuízo incalculável, segundo o tatuador.

Leia mais:  Desejos da Black Friday: compare modelos de notebook para cada bolso

O Olhar Digital entrou em contato com o escritório de advocacia Cauduro e Wierzchowski, localizado em Porto Alegre, que entrou com uma ação judicial solicitando, além do desbloqueio do número do tatuador, danos morais e materiais pelo ocorrido .

Leia também: TSE pede números que dispararam mensagens em massa pelo WhatsApp nas eleições

O escritório conseguiu uma liminar deferida junto ao 4º Juizado Especial Cível de Porto Alegre, pelo Juiz de Direito Mauro Borba, determinando o restabelecimento do serviço da conta do WhatsApp vinculada ao número de titularidade do autor em até 24 horas, com multa diária de R$ 500,00 em caso de descumprimento:

despacho arrow-options
Olhar Digital
Despacho determina restabelecimento de conta no WhatsApp


Outras queixas

Alguns estúdios de São Paulo e do Rio de Janeiro fazem a mesma reclamação. O escritório vai protocolar mais duas ações com o mesmo pedido.

Leia também: WhatsApp para Android pode ser invadido via GIF, saiba como se proteger

O site Reclame Aqui registrou inúmeras reclamações desse tipo, feitas por tatuadores e estúdios de tatuagem, nos últimos 15 dias. Essa é a mensagem de um dos profissionais, em São Paulo:

tatuador arrow-options
Olhar Digital
Vários tatuadores reclamam do problema com o WhatsApp.


Outra mensagem, vinda do Rio de Janeiro dizia: ” Bom dia! Gostaria de saber o real motivo para que tenham banido o meu número do aplicativo. Sou pai de família, trabalhador e não tive nenhuma atitude que violasse a conduta, escrita nos termos de serviço.  Faço uso do WhatsApp para conversar com amigos e familiares, além de usar como ferramenta de trabalho. Sou tatuador e minha agenda de clientes eu marco por lá. No aguardo o mais rápido possível .”

Leia mais:  iPhones devem deixar de existir; veja qual gadget é a próxima aposta da Apple

A reportagem do Olhar Digital entrou em contato com o WhatsApp mas, até agora, não obteve uma explicação.

Leia também: Redes sociais podem ter que passar dados de investigados à justiça; entenda

Recentemente, o aplicativo vem banindo participantes de grupos com nomes que fazem alusão à pornografia infantil na Espanha. Os usuários dizem que basta que um detalhe do perfil tenha relação com o tema para que todos os membros sejam removidos e tenham seus números de telefone bloqueados pela plataforma.

Comentários Facebook
publicidade

Momento Tecnologia

Corre! Veja 24 aplicativos e jogos para Android de graça por tempo limitado

Publicado

source

Olhar Digital

Android arrow-options
shutterstock

confira jogos e aplicativos de graça por tempo limitado


Os aplicativos permitem que os smartphones façam as tarefas mais inusitadas. Quando é possível obtê-los de graça, é melhor ainda. De tempos em tempos, os desenvolvedores distribuem suas criações gratuitamente para atrair novos usuários, já que muitos têm receio de experimentar conteúdo pago.

A lista a seguir contém apps e games que estavam disponíveis gratuitamente na b e foram verificados pelo Olhar Digital. Esses programas estão gratuitos por tempo limitado, mas depois de instalados ficam vinculados à conta do Google para sempre. Ou seja, eles podem ser baixados a qualquer momento sem que seja preciso pagar.

Leia também: Apps com taxas indevidas foram instalados por 600 milhões de usuários do Android

Vale observar, ainda, que as promoções podem ser encerradas a qualquer momento. Então, ao abrir um app da lista na loja de aplicativos e o botão de aquisição não mostrar a palavra “Instalar”, mas o preço original do app, significa que ele voltou a ser pago: se você baixá-lo, será cobrado por isso.

Leia mais:  Instagram lança ferramenta para adicionar várias fotos no mesmo Story; veja como

Aplicativos

Jogos

Personalização

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento Tecnologia

Golpe usa SMS para roubar dinheiro; saiba se proteger

Publicado

source

Olhar Digital

Golpe arrow-options
shutterstock

Golpe por SMS já atingiu mais de 5 mil vítimas


Um trojan bancário que usa o envio maciço de mensagens SMS infectou cerca de 5 mil celulares Android . Chamado de “Faketoken”, o malware foi detectado pela primeira vez há 6 anos, em 2014, e voltou a circular recentemente com uma nova abordagem, mirando aparelhos com o sistema do Google .

O retorno do trojan foi reportado na última segunda-feira (13) pela Kaspersky , empresa especializada em cibersegurança. 

A tecnologia SMS costuma ser aproveitada em ataques de celulares para propagar o malware , enviando links infectados aos contatos da vítima. O que impressiona nesse caso é o disparo de mensagens ofensivas para números do exterior, estratégia nunca antes vista pelos pesquisadores da Kaspersky.

Leia também: Novo golpe no PayPal rouba dados do cartão de crédito; saiba se proteger

O número internacional é parte essencial para o funcionamento do golpe. Isso porque o custo de envio de mensagens para o exterior é maior se comparado às tarifas locais, o que aumenta o valor que os usuários tem que pagar se seus celulares estiverem contaminados. 

Leia mais:  WhatsApp desiste de exibir publicidade na página principal

Em publicação no site oficial, a Kaspersky explica: “As atividades de disparo de mensagem do Faketoken são cobradas dos proprietários do dispositivo infectado. Antes de enviar qualquer coisa, ele confirma que a conta bancária da vítima possui saldo suficiente. Se a conta tiver dinheiro, o malware fará uma recarga na conta do celular antes de continuar mandando as mensagens”.

Para se proteger, é importante baixar apenas aplicativos oficiais da Play Store e desabilitar a opção que permite aos programas fazer downloads de fontes externas. O malware costuma se espalhar por outras lojas que não a do Google , ou seja, cumprir essa primeira recomendação é um grande passo para se manter seguro.

Outra orientação importante é não clicar em links de mensagens enviadas via SMS , mesmo que o remetente seja de confiança. Por último, se lembre sempre de instalar um antivírus no smartphone e mantê-lo sempre atualizado.

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana