Pesquisar
    Feche esta caixa de pesquisa.

    Fórum Internacional de Mulheres no Turismo vai debater ancestralidade, inclusão e novas experiências de viagem

    Foto: Reprodução/ MTur

    publicidade

    O Ministério do Turismo (MTur) promove, a partir das 10h, do dia 4 de junho, dentro da programação do Fórum Internacional de Mulheres no Turismo, em João Pessoa (PB), o painel “Diversidade, Pertencimento e Experiências da Mulher no Turismo”. A proposta da mesa é ampliar o debate para além da segurança da mulher viajante, com reflexões sobre identidade, inclusão, memória, ancestralidade e representatividade.

    • Confira a programação aqui

    • As inscrições podem ser feitas neste link

    O Fórum é promovido pelo Ministério do Turismo, em parceria com a ONU Turismo. O encontro vai reunir ministras, empresárias, especialistas e representantes de organismos internacionais para debater o protagonismo feminino no setor.

    O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, falou sobre a importância de se discutir o tema. “Falar de turismo, hoje, não é apenas falar de destinos, atrativos, eventos culturais. É entender a demanda de cada público, de cada pessoa. E há várias necessidades diferentes, que precisam ser percebidas e atendidas. A experiência de viajar se torna ainda melhor quando os meios de hospedagem, os destinos e os gestores locais compreendem o que cada turista precisa ter para desfrutar os momentos de lazer na sua plenitude”, afirmou o ministro.

    Para Carolina Fávero, coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do Ministério do Turismo e moderadora do debate, o objetivo é ampliar o olhar sobre quem ocupa e consome os destinos nacionais. “O turismo precisa reconhecer que diferentes mulheres vivem experiências distintas ao viajar. Não existe uma mulher turista universal. Discutir pertencimento, inclusão e representatividade também é pensar em destinos mais diversos e preparados para todas”, avaliou.

    Segundo ela, a discussão dialoga diretamente com a agenda da pasta, de olhar para a mulher também como protagonista, empreendedora e agente de transformação dos territórios. “A forma como as mulheres viajam, escolhem roteiros ou se reconhecem muda conforme raça, idade, território, cultura e pertencimento”, concluiu Fávero.

    Pluralidade de vivências

    O painel reunirá Thaís Rosa Pinheiro, especialista em afroturismo, que debaterá memória, identidade e a inserção de mulheres negras no setor. A mesa contará, ainda, com Sylvia Yano, referência nacional em turismo 60+, focada em envelhecimento, autonomia e nos hábitos de viagem em diferentes fases da vida.  

    Também participa do painel Îasypytã Potiguara, liderança indígena e empreendedora, que desenvolve coletivamente a “Rota dos Encantados Potiguara”, iniciativa de base comunitária no litoral norte da Paraíba. Ela apresentará perspectivas sobre ancestralidade, território, protagonismo feminino e o desenvolvimento sustentável do turismo conduzido por mulheres como forma de enfrentamento à violência de gênero.

    Serviço

    • Painel: Diversidade, Pertencimento e Experiências da Mulher no Turismo

    • Data: 4 de junho de 2026

    • Horário: das 10h às 11h30

    • Local: Centro de Convenções de João Pessoa

    • Endereço: Rodovia PB-008, Km 5, Polo Turístico Cabo Branco, João Pessoa (PB)

    • Programação: confira aqui

    • Inscrições: neste link 

    Por Natália Moraes

    Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

    Fonte: Ministério do Turismo

    Compartilhe essa Notícia

    publicidade

    publicidade

    publicidade

    Botão WhatsApp - Canal TI