Momento +

Incêndios no Pantanal de Mato Grosso já destruiram 52 mil hectares da região onde se concentra a maior quantidade de onças pintadas do Planeta

Publicados

em

O incêndio que já dura nove  dias e assola a região do Parque Estadual Encontro das Águas, em Poconé, região de Porto Jofre no Pantanal  de Mato Grosso, local habitado pela maior quantidade de onças pintadas do mundo, já devastou 51 mil dos 108 mil hectares que existem na região(na foto, uma onça resgatada do meio do fogo. com as patas queimadas).

Segundo as informações do Governo do Estado, a localidade conhecida pela alta concentração de onças pintadas teve 51 mil hectares, do total de 108 mil hectares, queimados pelo fogo iniciado há cerca de oito dias. Esse total representa mais de 71 mil campos de futebol.

A esperança na diminuição das  labaredas, está no  composto químico retardam, desenvolvido por cientistas do Estado do Espírito Santo e, em teste, pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.

“Mato Grosso está enfrentando uma situação de calamidade, especialmente no Pantanal, e os bombeiros estão em uma operação de guerra contra o fogo. Precisamos nos valer das melhores técnicas existentes no país e no mundo”, disse a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, que defende o uso de retardantes para controlar os incêndios florestais.

Leia Também:  "Monte Cristo" de MPE cumpre mandados de busca e apreenção contra organização criminosa que desviou 10 bilhões dos cofres públicos

A secretária ainda completou que “nesse momento, temos um impacto gigante sendo imposto ao Pantanal, com perda de biodiversidade, enfraquecimento do solo e sofrimento da fauna. As novas técnicas podem auxiliar nesse combate e minimizar os impactos atuais”.

Assim como em todas as áreas afetadas anteriormente, o Parque Estadual Encontro das Águas também passará por perícia para identificar as causas e onde foi iniciado o incêndio.

Operação Pantanal II

A operação para combater incêndios em áreas florestais de Mato Grosso foi iniciada no dia 7 de agosto em uma ação conjunta. O último boletim divulgado pelo Corpo de Bombeiros aponta que as equipes continuam atuando no combate aos incêndios em outros pontos do Pantanal, como a estrada Transpantaneira Setor Norte e Sul (Porto Jofre) e áreas próximas a reserva Sesc Porto Cercado.

Também atuam nesses pontos, militares da marinha, bombeiros militares de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, ICMBIO, IBAMA, funcionários do Sesc Pantanal e Universidade Federal de Mato Grosso. O monitoramento das áreas é feito via satélite pelo Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman-MT).

Leia Também:  Após 24 horas sem registro de óbitos por Covid 19 Cuiabá registra sete mortes pela doença nesta segunda-feira(28) com 23.961 casos

 

 

Otavio Ventureli(da redação com assessorias)

Momento +

Rapaz que faleceu com esposa e filho no trágico acidente na BR 174 em Mirassol MT havia comprado carro há 30 dias para trabalhar

Publicados

em

Jorge Eduardo Almeida Camilo, 24 anos, que faleceu num trágico acidente de carro, tinha comprado o Fiat Argo há cerca de 30 dias para trabalhar como motorista de aplicativo.

Além dele, morreram a esposa Lohaynne Stephanne Mendes da Silva, 23, e o filho, Pietro Eduardo Mendes Camilo, dez meses, na manhã de terça-feira (29), na BR-174, em Mirassol D’Oeste, no Mato Grosso.

Tia da jovem, Rosimeire Cristina da Silva, lamentou o episódio e comentou que o casal estava animado com a nova fase da vida. “Tinha 30 dias que compraram o carro. Ele comprou para trabalhar e estava na expectativa de começar uma vida nova com a família, de crescer. Ele ia começar a trabalhar com a Uber”, afirma. “Casal jovem que estava começando a vida agora, três anos juntos, e perderam a vida em acidente de carro. É difícil”.

Ela lembra de alguns momentos com a família que morava há pouco tempo no bairro CPA 4. Na infância, Jorge morou no bairro Araés. “Sempre alegre, bonita, feliz”, disse sobre a sobrinha. “Jorginho tenho lembrança dele chegando em casa, brincando, muito alegre, muito feliz. É uma coisa que vai ficar guardada para sempre no coração da gente”.

Leia Também:  Site internacional aponta capital de Mato Grosso como uma das cidades mais quentes do mundo nesta quarta-feira(30) com o registro de 43º C

O velório da família foi realizado na manhã desta quarta-feira (30), na sala das orquídeas, no complexo de capelas Jardim, em Cuiabá. Um cortejo fúnebre seguiu até o cemitério Parque Bom Jesus por volta do meio-dia.

Diante da repercussão da notícia, Rosimeire Cristina disse que algumas pessoas se mobilizaram para ajudar com custos do velório. No entanto, ela assevera que a família conseguiu cobrir todas as despesas.

O acidente 

O acidente entre o Fiat Argo e a carreta Volvo FH 440 6X2T aconteceu por volta das 10h45 no km 122. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), todos morreram presos entre as ferragens. Já o condutor da carreta não teve ferimentos graves.

Vídeo gravado por uma testemunha, que não será divulgado por respeito as vítimas, mostra o carro totalmente destruído e uma das pessoas mortas.

A rodovia teve que ser parcialmente interditada para os trabalhos da Perícia Técnica (Politec) que irão apurar as circunstâncias do grave acidente.

 

 

Otavio Ventureli(com OD)

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA