Pesquisar
    Feche esta caixa de pesquisa.

    Polícia Civil deflagra operação contra facção com atuação em Lucas do Rio Verde e ligação com líderes no Rio de Janeiro

    publicidade

    A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19/11), a Operação Ressonância para cumprir 30 ordens judiciais contra integrantes de uma facção criminosa com base em Lucas do Rio Verde e com ligação direta a lideranças escondidas em comunidades do Rio de Janeiro. Ao todo, foram expedidos 17 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão, além do bloqueio de R$ 9,3 milhões e do sequestro de bens móveis e imóveis.

    As investigações, conduzidas pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), tiveram início em novembro de 2024 para apurar a atuação da célula criminosa na região. O gerente da organização em Lucas do Rio Verde seria responsável pela logística, contabilidade e lavagem de dinheiro, mantendo contato direto, inclusive por videochamadas  com líderes foragidos no Rio de Janeiro, investigados por ataques a empresários, homicídios e ações de intimidação.

    De acordo com a Polícia Civil, o investigado ostentava armas e grandes quantias em dinheiro em fotos e vídeos e demonstrava alto padrão de vida incompatível com sua renda declarada. Em menos de quatro meses, os setores de inteligência identificaram movimentações financeiras que somam cerca de R$ 2 milhões, com indícios claros de lavagem de dinheiro. Ele também teria viajado ao Rio de Janeiro para adquirir armamentos de grosso calibre, como fuzis, posteriormente armazenados em uma chácara usada como depósito clandestino da facção em Sorriso.

    O delegado Antenor Pimentel afirmou que a operação representa “um golpe significativo na estrutura do grupo”, ao romper a ligação entre as lideranças foragidas do Rio de Janeiro e a atuação criminosa no Mato Grosso. A expectativa, segundo ele, é desarticular por completo a célula instalada na região médio-norte do estado.

    A Operação Ressonância contou com apoio de equipes das regionais de Nova Mutum e Guarantã do Norte, além da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da Cecor. A ação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil no enfrentamento às facções dentro do Programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, e também compõe a Operação Renorcrim, coordenada pelo Ministério da Justiça.

    Compartilhe essa Notícia

    publicidade

    publicidade

    publicidade

    Botão WhatsApp - Canal TI