O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou novamente nesta segunda-feira (13) que pretende acabar com o saque-aniversário do FGTS. A fala foi feita em um evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), onde Marinho recebeu o apoio do empresariado.
Em sua fala, o ministro voltou a criticar a modalidade, criada no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na visão de Marinho, o saque-aniversário acaba com duas finalidades importantes do FGTS: o financiamento de imóveis e o auxílio ao trabalhador no momento de desemprego.
“Nós precisamos acabar com o saque aniversário do Fundo de Garantia. Queria pedir apoio aos senhores nesse debate porque eu estou sendo muito atacado pelo povo do chamado mercado, mas aqui nós somos o mercado, não somos?”, disse Marinho, se dirigindo aos empresários da Fiesp.
O ministro ainda chamou o saque-aniversário de “engodo que atrapalha a lógica da indústria”, já que enfraquece o fundo para investimento. “O governo anterior criou o saque aniversário porque a lógica do Paulo Guedes era acabar com o Fundo, essa é a grande verdade. Seguramente vamos pautar no curador do FGTS esse assunto e quero contar com o apoio da indústria lá”, completou.
Fonte: IG Economia





























