A Polícia Rodoviária Federal (PRF) mantém atuação estratégica nas rodovias federais que cortam o estado — BRs 070, 158, 163, 174 e 364 —, mobilizando suas equipes para garantir a livre circulação, o combate ao crime e a segurança viária.
Durante fiscalização nas últimas 24 horas, a PRF fiscalizou 1.312 pessoas e 1.056 veículos, resultando no recolhimento de 18 unidades automotoras que apresentavam irregularidades diversas. Focando na prevenção de condutas de risco, os policiais efetuaram 606 testes de etilômetro. Adicionalmente, o monitoramento com radares capturou 30 imagens de excesso de velocidade em três horas de operação. No total, foram aplicados 281 autos de infração com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em abordagens, destacando-se 17 flagrantes de ultrapassagem em faixa contínua, duas ultrapassagens diversas, 20 condutores e 12 passageiros sem cinto de segurança, cinco condutores manuseando ou segurando telefone celular, cinco flagrantes de transporte de crianças sem o dispositivo de retenção adequado (DRC) e 27 descumprimentos do tempo de descanso obrigatório por motoristas profissionais.
No mesmo período, a instituição registrou 11 sinistros de trânsito, que resultaram em oito pessoas feridas e oito ilesas. Desse total, quatro ocorrências foram classificadas como graves e um caso envolveu óbitos. O sinistro com mortes foi registrado na manhã de segunda-feira (13), às 10h, no km 717,4 da BR-163, em Sorriso (MT), configurado como uma colisão frontal que teve como causa presumível uma ultrapassagem indevida. O acidente envolveu um caminhão trator e um automóvel de passeio. O condutor do veículo de carga não sofreu ferimentos, enquanto os dois ocupantes do automóvel faleceram no local.
Nas ações de enfrentamento à criminalidade, as equipes da PRF contabilizaram cinco ocorrências policiais no estado. Foram realizadas as detenções de cinco pessoas no total, sendo duas em cumprimento a mandados de prisão que se encontravam em aberto, uma por crime ambiental, uma por roubo ou furto de veículos (com a recuperação de um veículo) e uma por uso de documento falso, resultando na apreensão de um documento inidôneo. A instituição registrou ainda uma ocorrência de crime contra a vida ou patrimônio. Os detidos, o veículo recuperado e os materiais apreendidos foram encaminhados às delegacias de Polícia Civil competentes para a continuidade dos procedimentos legais.



























