Pessoas negras terão novas oportunidades de formação em comércio exterior em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais por meio de uma nova etapa do Programa Raízes Comex, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Senac. As primeiras turmas começam no próximo dia 25 de maio em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Ao todo, serão ofertadas 160 vagas gratuitas para o curso de Assistente de Serviços de Comércio Exterior nas cidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Uberlândia.
As primeiras turmas começam em Campinas (SP). Na sequência, novos cursos terão início em São Paulo (capital) e no Rio de Janeiro. Outras turmas estão previstas para o início de junho nas três cidades, enquanto Uberlândia (MG) terá início em junho.
Os cursos são voltados prioritariamente para pessoas negras (pretas e pardas), jovens a partir de 16 anos e estudantes do Ensino Médio. A ação integra a estratégia do governo federal de ampliar oportunidades de qualificação e inserção profissional em áreas ligadas ao comércio internacional.
“O crescimento do comércio exterior brasileiro precisa ser acompanhado pela ampliação de oportunidades, inclusão e diversidade. O Raízes Comex é uma política pública voltada à formação de novos profissionais para atuar em um setor estratégico para o desenvolvimento do país. Ao promover maior diversidade no comércio exterior, a iniciativa também contribui para tornar as empresas mais inovadoras e resilientes”, afirmou a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres.
As inscrições estão abertas.
Raízes Comex amplia inclusão e diversidade
Criado pelo MDIC para ampliar oportunidades no comércio exterior e promover maior diversidade no setor, o Programa Raízes Comex conecta qualificação profissional, inclusão produtiva e geração de emprego em uma das áreas mais estratégicas da economia brasileira.
A iniciativa prioriza a formação de pessoas negras (pretas e pardas), jovens e estudantes da rede pública, buscando ampliar o acesso de novos talentos ao comércio exterior.
Além da capacitação gratuita, o programa fortalece a presença de novos profissionais em áreas ligadas à exportação, logística, negócios internacionais e serviços de comércio exterior.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços


































